Ícone do site O Juruá Em Tempo

Verdadeiro milagre: produtor rural sobrevive após levar tiro no coração por acidente com rifle no Acre

O produtor rural Odair Mendes Peixoto, de 44 anos, viveu um verdadeiro milagre no último dia 3 de julho, após ser vítima de um disparo acidental de arma de fogo na zona rural de Xapuri, a 187 km da capital Rio Branco. O tiro, disparado por um rifle calibre 22, atingiu seu braço esquerdo, atravessou o tórax e se alojou no coração — um quadro extremamente grave, que por pouco não tirou sua vida.

Morador do Seringal Iracema, colocação Corrente, Odair se preparava para mais um dia de trabalho quando o acidente aconteceu. Ele havia deixado o rifle carregado e, ao apoiá-lo em uma escada para pegar a mochila, a arma disparou. O projétil atingiu seu corpo e causou uma perfuração grave, com risco iminente de morte.

Diante da situação crítica, sua esposa, Wanderleia Mendes, percorreu a pé cerca de 20 minutos até a casa de um vizinho em busca de ajuda. Com apoio de moradores da região, Odair foi levado de motocicleta até o hospital de Xapuri e, posteriormente, transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde passou por uma cirurgia de emergência.

Segundo o cirurgião cardiovascular Fábio de Rueda, que coordenou o procedimento, o projétil havia se alojado nas câmaras cardíacas — algo extremamente raro de ser presenciado com vida. “Normalmente, encontramos pacientes assim já sem vida”, afirmou o médico.

A equipe conseguiu retirar o fragmento e conter a hemorragia provocada, salvando a vida de Odair. De acordo com Rueda, este é o primeiro caso registrado no Acre em que um paciente sobrevive após ter um projétil alojado no coração.

Agora em recuperação, o produtor rural se emociona ao lembrar da experiência e faz questão de agradecer: “Quero agradecer a Deus e a esse homem, um anjo de branco. Hoje eu nasci de novo pelas mãos dele”, declarou.

Sair da versão mobile