Ícone do site O Juruá Em Tempo

Acre enfrenta baixa adesão às vacinas contra Covid-19 e Dengue

As autoridades de saúde do Acre estão em alerta diante da baixa procura pelas vacinas contra a Covid-19 e a Dengue. De acordo com o boletim mais recente da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a cobertura vacinal em todo o estado está bem distante das metas estabelecidas.

O problema se torna ainda mais preocupante porque já há registro de mortes provocadas por ambas as doenças em 2025.

No caso da Covid-19, a meta de imunização de 95% entre crianças com menos de um ano não foi atingida em nenhum município acreano. Essa baixa proteção deixa os pequenos expostos ao vírus e a possíveis complicações graves. Somente neste ano, já foram confirmados 20 óbitos pela doença, em sua maioria idosos com problemas de saúde associados.

A situação da Dengue segue a mesma tendência. Nenhuma cidade do estado alcançou os índices considerados ideais. O público prioritário para essa vacina são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, mas a procura é baixa. Com as condições climáticas que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, cresce o risco de uma nova epidemia.

Dados do Ministério da Saúde mostram a gravidade: até maio de 2025, o Acre registrou três mortes pela doença e 7.875 casos prováveis, um aumento superior a 112% em relação ao ano passado.

Sair da versão mobile