Ícone do site O Juruá Em Tempo

Embrapa inicia registro dos Sistemas Agrícolas Tradicionais do Alto Juruá com expedição fluvial por cinco municípios

O projeto “Registro dos Sistemas Agrícolas Tradicionais do Alto Juruá” (RSAT Alto Juruá), liderado pela Embrapa Acre, foi aprovado no Sistema Embrapa e integrado ao Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. A iniciativa tem como foco mapear e reconhecer práticas agrícolas tradicionais em sete municípios da bacia do Alto Juruá até 2027.

O trabalho é realizado em parceria com Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Solos, Embrapa Amapá, Instituto Federal do Acre (Ifac), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade Federal do Acre (Ufac).

As atividades de campo começaram em junho de 2024. Entre 7 e 15 de agosto de 2025, a equipe fará uma expedição fluvial por Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul para coleta de dados e construção coletiva de conhecimentos com as comunidades.

O projeto vai estudar:

As questões norteadoras incluem: qual a agrobiodiversidade presente nos diferentes agroambientes; quem, o que e como se conserva; e o que está ameaçado. A Embrapa Acre informou que busca cooperação local para ampliar o alcance do estudo e avançar no reconhecimento das práticas tradicionais junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Sair da versão mobile