Ícone do site O Juruá Em Tempo

Flamengo e Palmeiras aumentam chances de título no Brasileirão

Flamengo e Palmeiras vão mostrando a sua força no Campeonato Brasileiro e, mesmo com jogos a cumprir do turno, iniciaram o returno abrindo vantagem nas duas primeiras colocações com vitórias fora de casa. O Rubro-Negro aumentou suas chances de título de 38,34% para 44,42% depois de superar o Internacional, em Porto Alegre, por 3 a 1. A equipe alviverde subiu de 30,37% a 37,14% ao vencer o Botafogo, no Rio de Janeiro, por 1 a 0.

A próxima rodada pode aumentar ainda mais os percentuais dos dois principais aspirantes à taça do Brasileirão 2025. Ambos vão atuar em casa e contra adversários que se encontram na zona de rebaixamento. O Palmeiras vai receber o Sport, no Allianz Parque, enquanto o Flamengo encara o Vitória, no Maracanã.

Quem segue correndo por fora é o Cruzeiro. No fechamento da 20ª rodada, a Raposa empatou por 1 a 1 contra o Mirassol, no interior paulista. Com o tropeço e os bons resultados de líder e vice-líder, a equipe mineira viu suas possibilidades de título caírem de 22,87% para 12,60%. No entanto, há muitas rodadas pela frente – 18 para ser preciso -, o que deveria manter as esperanças celestes numa recuperação. O próximo desafio é a partida contra o Inter, no Mineirão, no domingo que vem.

As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.748 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.

Chances de permanência

O grande acontecimento da luta pela permanência na Série A se deu no Morumbis. A torcida do Santos lotou o estádio da capital, mas viu o Vasco aplicar um 6 a 0 sobre Neymar e seus companheiros. Com isso, as chances se inverteram. Os cruz-maltinos aumentaram de 63,77% a 78,93% suas possibilidades de seguir na elite do futebol brasileiro. Por outro lado, os santistas caíram de 76,87% para 71,72%.

Com ou sem goleada, as equipes do Rio e de São Paulo estão fora do Z-4. Os quatro mais ameaçados tiveram um fim de semana de frustrações em série. No confronto direto, o Vitória abriu 2 a 0 no placar sobre o Juventude, que reagiu no fim para empatar. Melhor para os gaúchos, mas ambos precisam melhorar suas chances. A de permanência dos baianos é de 35,76% e do Ju de apenas 11,54%, mesmo com a melhora de 6,49 pontos percentuais.

O lanterna Sport também abriu 2 a 0 sobre os reservas do São Paulo, mas, assim como no Barradão, veio o empate. As possibilidades de seguir na Série A caíram de 24,19% para 17,85%, e os cinco pontos atrás do penúltimo colocado mostram um caminho árduo nos próximos meses. Ao menos, o Leão da Ilha não perde há cinco jogos.

Sair da versão mobile