Ícone do site O Juruá Em Tempo

IMAC registra queda de 68% nas queimadas no Juruá e reforça fiscalização em 2025

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), representado por Lacione Pedrosa no Juruá, está intensificando as ações contra o desmatamento e as queimadas na região. Desde o começo de 2025, as equipes do IMAC têm trabalhado em campo, fiscalizando municípios como Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.

Entre os dias 18 e 29 de agosto, uma nova operação chamada Contenção Verde vai reforçar o combate às queimadas e ao desmatamento. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 235 focos de queimada, uma redução de mais de 68% em comparação com o mesmo período de 2024, que teve cerca de 700 focos.

O IMAC reforça que não há autorização para queimadas e que quem for pego será multado. O órgão usa satélites para monitorar as áreas e identificar focos de incêndio.

As multas por queimadas ficaram mais caras. Agora, o valor é de três mil reais por hectare em áreas de uso agrícola, dez mil reais por hectare para floresta natural e cinco mil reais por hectare para florestas plantadas.

O IMAC pede a colaboração da população para ajudar a proteger o meio ambiente e alerta que as multas são aplicadas para quem descumprir as regras.

Sair da versão mobile