Na final da Copa América Feminina, no Equador, o Brasil superou a Colômbia nas cobranças de pênalti e se sagrou campeão do torneio pela nona vez na história.
A goleira Lorena defendeu a cobrança que deu o título para as brasileiras neste sábado (2). No tempo normal, um empate em 4 a 4 entre as equipes. Marta (duas vezes), Angelina e Amanda Gutierres fizeram a favor do time comandado pelo técnico Arthur Elias. Linda Caicedo, Mayra Ramírez, Leicy Santos e Tarciane (contra)marcaram do lado colombiano.
Com a classificação para a decisão, ambos os países garantiram suas vagas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028, segundo informado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
Colômbia sai na frente e Brasil empata no final do primeiro tempo
O Brasil começou levando perigo aos 10 minutos. A goleira Katherine Tapia soltou a bola dentro da área e a lateral-esquerda Yasmin chegou finalizando, mas viu a arqueira colombiana se recuperar no lance e fazer a defesa.
A Colômbia respondeu pouco depois, com a ponta Linda Caicedo. Ela invadiu a área livre de marcação, bateu cruzado e a zagueira Tarciane se atirou para bloquear o chute da adversária.
Aos 24 minutos, Caicedo abriu o placar a favor das colombianas. Troca de passe na entrada da área brasileira e Mayra Ramírez rolou para a jovem de 20 anos finalizar no cantinho.

