Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Jéssica Ingrede confirma retorno do reality “A Colônia” e abre vaga para participante das redes sociais
  • Tráfico internacional no Acre tem empresários atuando como “investidores anjo”, diz Polícia Civil
  • Tendência de inversão do ciclo com menor abate de fêmeas dispara alerta
  • Número de mortes a esclarecer quadruplica no Acre em cinco anos, aponta levantamento
  • Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
  • Cheia do Rio Juruá afeta 26 bairros e mais de 6 mil pessoas em Cruzeiro do Sul
  • Sine/AC oferta mais de 650 vagas no Acre nesta segunda-feira (2), com oportunidades para atendente, pedreiro e servente
  • Câmara, USP e mais órgãos: Concursos têm 37,7 mil vagas
  • Previsão do tempo no Acre para esta segunda-feira (2) indica calor, vento e chuvas isoladas
  • Com provas em Rio Branco, Câmara dos Deputados lança concurso com salário de R$ 21 mil
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, fevereiro 2
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 3

Procon quer planos de saúde reembolsando despesas fora da rede credenciada

Por Redação Juruá em Tempo.21 de agosto de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon), por meio do Procon-AC, emitiu a Recomendação nº 02/2025, publicada nesta quinta-feira, 21, orientando as operadoras de planos de saúde que atuam no Acre a adotar medidas específicas sobre o reembolso de despesas médicas realizadas por beneficiários fora da rede credenciada. A deliberação ocorreu durante a 1ª Reunião Extraordinária do colegiado, no dia 8 de agosto.

De acordo com o documento, as empresas devem assegurar o direito ao reembolso proporcional ao valor que seria pago a profissionais credenciados, inclusive em situações de emergência, urgência, indisponibilidade de médicos especializados ou quando os prazos máximos de atendimento estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não forem cumpridos. Nessas hipóteses, o reembolso poderá ser integral.

A recomendação também determina que as operadoras divulguem de forma clara as regras de reembolso, disponibilizem calculadora online para estimativa prévia dos valores e publiquem relatórios trimestrais com dados estatísticos sobre pedidos deferidos e indeferidos. Além disso, deverão oferecer canais de atendimento presenciais, digitais e telefônicos, funcionando em horário estendido, com protocolos únicos de acompanhamento.

As empresas têm prazo de 15 dias para informar o Procon-AC sobre as medidas imediatas, 30 dias para apresentar plano de adequação e 60 dias para relatar a implementação completa. O não cumprimento poderá resultar em sanções administrativas e judiciais previstas no Código de Defesa do Consumidor.

A recomendação foi encaminhada a órgãos de fiscalização e controle, incluindo a ANS, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e OAB/AC.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.