O técnico do Fortaleza, Renato Paiva, tomou uma decisão após eliminação do Fortaleza na Libertadores: não vai mais contar com o atacante Deyverson, os volantes Zé Welison, Rodrigo Santos e Emmanuel Martínez, e o goleiro Magrão. Eles seguem treinando com o elenco, mas não serão mais relacionados pelo comandante, inclusive na partida diante do Mirassol, neste domingo, na Arena Castelão, pela Série A.
Renato Paiva comentou em vídeo postado pelo próprio Fortaleza. Mas evitou citar nomes. A informação foi publicada primeiro por O Povo e confirmada pelo ge.
— Tenho que ter a honestidade de lhes dizer que são bons profissionais, que devem procurar opções em outras realidades, em outros clubes, porque aqui comigo não vão jogar tanto e ficarem no clube só a treinar não ajuda — completou Paiva.
Deyverson fez 26 jogos pelo Fortaleza, com cinco gols e uma assistência. Ele chegou a ser titular na terça-feira, na eliminação na Libertadores para o Racing. Mas não teve sucesso no clube. Empurrou o atacante Moisés em uma comemoração, que ocasionou uma lesão no companheiro, há quatro meses inativo. Também foi chamado de “palhaço” por parte da torcida após comportamentos em campo.
O ex-Palmeiras e Atlético-MG também deu uma declaração de que o clube chegaria à final da Libertadores, mesmo diante da crise na Série A. Tudo isso gerou desgaste.
Zé Welison soma 25 jogos no Leão este ano, com um gol e duas assistências. Também foi titular na Libertadores, mas faz uma temporada ruim.
O goleiro Magrão foi utilizado após as lesões de João Ricardo e Brenno, mas comprometeu no jogo contra o Grêmio, fazendo dois pênaltis em poucos minutos.
Rodrigo Santos atuou em apenas dois jogos com a camisa do Fortaleza, somando apenas 15 minutos em campo, e Emmanuel Martínez atuou em 31 jogos, marcou um gol e deu uma assistência.
No vídeo publicado pelo clube, Renato Paiva diz que a intenção da decisão é deixar o elenco menor.
— Agora só vamos ter uma competição. Foco total no Brasileiro. Em função disso, decidimos tomar medidas. Já estávamos contratando jogadores. Para nós, o elenco precisava ser reforçado em algumas posições e esses reforços estão chegando. Com a chegada desses jogadores e a diminuição de competições, visto que só temos uma competição, decidimos também emagrecer o elenco. Um emagrecimento que tem a ver com as minhas decisões técnico-táticas. A chegada desses jogadores implica um alargamento muito grande do número de jogadores. Vai prejudicar a minha forma de treinar, vai prejudicar a preparação da equipe para os jogos que aí vêm — comenta Paiva.
O Fortaleza desembarcou nesta quarta-feira após a eliminação na Libertadores. Os torcedores foram ao aeroporto e à sede do clube, onde cobraram Renato Paiva.
Nesta quinta-feira, organizadas também foram ao Pici. O time se reapresentou. O clube lançou um vídeo com o técnico explicando a situação a partir de agora, quando o Tricolor só tem Série A para jogar. O Fortaleza soma 15 pontos em 19 jogos.

