Um caso inusitado no condado de Lancashire, Inglaterra, chamou a atenção da imprensa britânica: um papagaio acabou desempenhando um papel decisivo no desmantelamento de uma rede de tráfico de drogas. No total, 15 pessoas foram detidas após o animal dedurar os traficantes.
A gravação, feita pela namorada de um dos líderes do esquema, se tornou prova crucial para a investigação.
O principal alvo da operação, Adam Garnett, de 35 anos, já estava preso e coordenava o tráfico de dentro da penitenciária. Segundo a polícia, ele utilizava celulares e roteadores de internet mantidos ilegalmente na cela para se comunicar com o lado de fora. Nos aparelhos apreendidos, os investigadores encontraram vídeos que mostravam pacotes de drogas, grandes quantias de dinheiro e a filmagem de Mango reproduzindo a frase ligada ao crime.
No total, 15 pessoas foram detidas e todas assumiram a culpa no Tribunal de Preston. Garnett recebeu nova pena de 19 anos e seis meses de prisão, que será somada aos 15 anos que já cumpre. Sua companheira, Shannon Hilton, de 29 anos, foi sentenciada a 12 anos.
Em tom irônico, a polícia de Lancashire publicou nas redes sociais que Mango aprendeu “a frase que nenhum criminoso quer ouvir quando a polícia está por perto”.

