Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Estado soma quase 150 registros de crianças e adolescentes desaparecidos ao longo de 2025
  • Gefron faz aprenção de mais de 30kg da “Super Maconha” na AC-90
  • Capital do Acre aparece fora do top 10 em ranking de acesso à saúde
  • Ação da PM em casa noturna termina com três detidos e uso de spray de pimenta
  • Homem é morto a tiros e facadas após casa ser invadida
  • Pela segunda vez em janeiro, Rio Juruá supera cota de segurança
  • Rio Acre continua avançando e chega a marca de 15,14 metros na capital acreana
  • Erosão em ponte da BR-364 leva DNIT a iniciar obras emergenciais; reparo deve ser finalizado até terça-feira
  • Homem é atropelado ao tentar atravessar avenida em Rio Branco; motorista foge do local
  • Processo seletivo da Educação no Acre: inscrições seguem abertas; veja como se inscrever
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, fevereiro 1
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Acre recebe investimento federal para cursos de bioeconomia voltados à qualificação profissional

Por Redação Juruá em Tempo.8 de setembro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Acre será um dos oito estados da Amazônia Legal contemplados com recursos do Ministério da Educação (MEC) para a oferta de cursos de qualificação profissional voltados à bioeconomia. O investimento, de R$ 13 milhões, será repassado às instituições estaduais por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com execução prevista até dezembro de 2026.

Ao todo, serão ofertadas 6.500 vagas distribuídas entre Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. Os cursos abrangem mais de 30 formações diferentes, entre elas açaicultor, agricultor agroflorestal, cafeicultor, condutor de turismo, fruticultor e identificador florestal. Dessa forma, a proposta é capacitar trabalhadores para atuar de maneira sustentável com os recursos naturais da região.

As formações serão direcionadas a públicos historicamente excluídos das políticas de educação profissional, como assalariados rurais, mulheres chefes de família, indígenas, quilombolas e povos do campo, das águas e das florestas. Com isso, a iniciativa busca consolidar a educação profissional e tecnológica como instrumento de inclusão e desenvolvimento socioambiental.

De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, os cursos devem alavancar o potencial econômico da região, fixar populações em seus territórios e promover o ordenamento da exploração de espécies nativas. Além disso, a proposta incentiva atividades como agricultura, pecuária e piscicultura como base de sustentação das comunidades locais.

A ação do MEC integra a cooperação técnica “Educação profissional para desenvolvimento econômico verde e empregos”, que conta com apoio da GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), agência de cooperação internacional da Alemanha, e execução da consultoria GOPA Worldwide Consultants, também do país.

Por meio dessa parceria, o governo federal pretende fortalecer cadeias produtivas sustentáveis e ampliar oportunidades de trabalho na Amazônia.

Por: A Gazeta do Acre.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.