No último sábado (6), Salvador, na Bahia, sediou o Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jítsu Paradesportivo, reunindo atletas de quase todos os estados do Brasil, em um evento promovido pela Federação Brasileira de Jiu-Jítsu Paradesportivo (FBJJP). Entre os competidores estava o acreano Thomas Rodrigues, natural de Tarauacá, que representou o estado com destaque.

Apesar de enfrentar adversários com até o dobro de seu peso e maior mobilidade física, Thomas, que é tetraplégico, conquistou o terceiro lugar em sua categoria e o quinto no absoluto, garantindo a medalha de bronze para o Acre.
Atualmente cursando Agronegócio, Thomas é praticante de diversas modalidades esportivas, como tênis de mesa, handbike, basquete adaptado, musculação e natação. Ele treina regularmente na academia Riva Fight Team e na Corpo Fit, onde também pratica musculação, contando com o apoio de ambas as academias e do personal trainer Vander Filho. Além disso, recebe apoio nutricional da Equipe Especializada da Loja BioLiz – Suplementação e Saúde de Cruzeiro do Sul.
A participação no evento só foi possível graças ao apoio do Governo do Estado do Acre, por meio do secretário de Esporte Ney Amorim, que viabilizou as passagens, e ao patrocínio do amigo Delmar Santos, da empresa IDNET.
Com os resultados alcançados, Thomas somou pontos que lhe garantiram vaga para dois eventos internacionais ainda este ano: em Bangkok, na Tailândia, e em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, ambos em novembro. Agora, o atleta busca apoio e arrecadação para custear as despesas das viagens, reforçando seu compromisso de representar o Acre no cenário internacional e inspirar outros atletas com sua força de superação.