Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Agricultor colhe inhame em forma de mão e antebraço humanos
  • Acre terá participação de 4,32% no Fundo de Participação dos Estados em 2027
  • Atletas do Acre embarcam para avaliação no Athletico Paranaense
  • Acre recebe mutirão do MS com quase 700 atendimentos para mulheres
  • Homem é morto em discussão por dois reais em Guajará (AM)
  • Sábado (21) será de sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva no Acre
  • Caçadores que se perderam em Porto Walter são levados para casa de helicóptero
  • Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país
  • Final do Acreanão 2026 ocorre neste sábado com Rio Branco e Santa Cruz
  • Vanderlei Luxemburgo segue na UTI em Palmas com quadro estável
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, março 21
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 3

Atletas do Acre denunciam xenofobia em partida de vôlei em Brasília; acusados são suspensos

Por Redação Juruá em Tempo.26 de setembro de 20253 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Atletas do Acre que participam dos Jogos da Juventude Caixa 2025, em Brasília, denunciam suposta xenofobia durante partida de vôlei. Os acusados são o oficial Adalberto Carneiro de Lima Júnior e o técnico de taekwondo Lucas Henrique Ferreira Bispo, da delegação de Sergipe. Eles foram punidos com suspensão pela organização do evento.

O episódio ocorreu no último domingo, 21, quando a dupla imitou indígenas com gestos e sons enquanto os acreanos estavam em quadra, diz o relatório da arbitragem.

A denúncia apresentada pela delegação acreana ressalta que a conduta foi ofensiva à identidade cultural dos atletas, causando constrangimento e interferindo no desempenho da equipe, que estava empatada no placar no momento da ocorrência.

Em sua defesa, o chefe da delegação sergipana, Wendel Ribeiro, tentou minimizar o episódio, afirmando que se tratava de uma “brincadeira comum” em seu estado.

A Comissão Disciplinar Especial da Secretaria-Geral dos Jogos da Juventude, no entanto, aplicou punição de 16 meses de suspensão a Adalberto Carneiro e 12 meses a Lucas Bispo, com base nos artigos 105 e 108 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva Escolar (CBJDE), que tratam de atos discriminatórios e condutas contrárias à disciplina esportiva.

Os gestos considerados ofensivos foram registrados em imagens, o que ajudou na punição dos envolvidos (assista ao final da reportagem).

A Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE) chegou a emitir nota pública em que repudia a suposta discriminação. Assinada pelo secretário Aberson Carvalho, o documento destaca a necessidade de coibir práticas preconceituosas no ambiente escolar e esportivo.

Leia a íntegra e veja o vídeo ao final:

“Nota pública sobre ataque xenofóbico sofrido pela delegação acreana durante os Jogos da Juventude Caixa 2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), informa que a equipe acreana de vôlei foi vítima de atos de xenofobia durante os Jogos da Juventude Caixa 2025. A denúncia apresentada pela delegação acreana foi analisada pela Justiça Desportiva Escolar, que reconheceu a gravidade da situação e aplicou punições aos profissionais da delegação de outro estado envolvidos no episódio.

O caso reforça a importância de atitudes firmes no enfrentamento à discriminação em qualquer instância da vida escolar. Em situações anteriores, a SEE já adotou medidas exemplares em defesa do respeito e da diversidade. Em 2023, após registro de injúrias raciais durante os Jogos Estudantis do Acre, a SEE determinou a suspensão de uma escola da competição, em decisão pedagógica, pautada na responsabilidade enquanto instituição em um ambiente esportivo, mas além de tudo, educacional.

A SEE acompanha de perto os desdobramentos e discute as providências a serem tomadas para garantir a segurança, integridade e respeito à diversidade de nossos alunos. O governo do Acre reafirma que o ambiente esporte deve ser espaço de formação e respeito, e que qualquer conduta fora desses valores será tratada com a devida seriedade.

Aberson Carvalho de Sousa

Secretário de Educação e Cultura do Acre”.

Por: A Gazeta do Acre.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.