Atitude e altitude. Estas duas palavras de escrita parecida, mas de significados bem distintos, apareceram com frequência na entrevista coletiva do técnico Carlo Ancelotti nesta segunda-feira.
Na véspera do jogo contra Bolívia, o técnico falou sobre jogar a mais de 4 mil metros do nível do mar, em El Alto, local da partida desta terça, e também da atitude que espera da seleção brasileira.
Segundo o treinador, a postura da equipe foi o que ele mais gostou nos três primeiros jogos em que comandou o Brasil. Para o italiano, a questão comportamental é tão importante quanto a qualidade técnica e as valências físicas.
– Falo muito disso, creio que isso é a chave do êxito. Os jogadores brasileiros têm muito talento. A chave do êxito é talento mais atitude. Talento com zero atitude não ganha. Zero talento com muita atitude, também não ganha. Com a combinação entre talento e atitude pode ganhar –afirmou.
– O que eu mais gostei nesses três jogos foi a atitude da equipe. A atitude foi, na minha opinião, muito alta. Isso é uma base importante do futuro da seleção – completou.
Para a última rodada das Eliminatórias, nesta terça-feira, o técnico planeja diversas mudanças na equipe. Além de peças, ele deve mexer no sistema tático e na estratégia de jogo.
– A ideia que tenho é mudar um pouco, não só os jogadores. Agora estamos treinando, analisando o cansaço dos jogadores, depois temos que considerar que tem um componente que analisar, isso pode mudar a estratégia do jogo. Estou buscando informações com quem já jogou lá. Eu não tenho muita experiência nisso (altitude), só uma vez, em 1986 joguei o Mundial. O Brasil jogou lá muitas vezes, muitas pessoas que trabalham aqui tem experiência, os fisios, os jogadores, não é nada novo para a seleção, pode ser para mim. Tenho que confiar nas pessoas que têm mais informações que eu. A ideia que tenho é de mudar a estratégia e também alguns jogadores –disse o italiano.
Com pouca experiência na altitude, Ancelotti consultou membros da comissão técnica e conhecidos no mundo do futebol para formular a melhor estratégia para este confronto.
Além disso, ele quer aproveitar o jogo contra a Bolívia para dar mais minutos a atletas que ainda não jogaram ou que atuaram pouco sob o comando dele.
– Também (quero) conhecer jogadores que podem atuar com os outros. Ter em conta o componente importante que é a altitude para colocar no campo jogadores com mais frescor. Também como estratégia. Temos que jogar diferente do jogo contra o Chile. Foi um jogo com muita intensidade, com muita pressão. Isso na altitude não se pode fazer – explicou.
A partida desta terça acontece às 20h30 (de Brasília) e terá transmissão da Globo, sportv e ge tv. A Seleção já está classificada para a Copa do Mundo, ocupa o segundo lugar das Eliminatórias e não tem mais chance de assumir a liderança da competição. Já a Bolívia está em oitava e busca uma vaga na repescagem.

