Início / Versão completa
Brasil

Filha de cozinheira homenageia a mãe durante formatura em medicina na UnB

Por redação. 08/09/2025 08:09
Publicidade

A estudante Rithiele Souza Silva, 30 anos, formou-se em medicina na Universidade de Brasília, na noite desta quinta-feira (7/8). Para celebrar a conquista, decidiu homenagear a principal aliada na batalha pelo diploma: a mãe dela, a cozinheira Solange Souza Silva. Ao subir no palco, a nova médica exibiu uma embalagem vazia de marmita, símbolo da batalha que ela e a família enfrentaram para chegar naquele momento.

Publicidade

“As vezes pensamos em desistir, mas só quero dar uma vida tranquila para minha família”, disse Rithiele ao Correio, logo após receber o diploma. A médica recém-formada tem paralisia hemiplégica cerebral e teve que abandonar os estudos aos 13 anos, por conta de depressão e dificuldades financeiras da família.

Durante o período fora da escola, Rithiele teve vários empregos: vendedora de roupas e de maquiagem, além de atendente em lojas de departamento. A mãe dela ficou desempregada durante a pandemia da covid-19, e passou a vender marmitas para sustentar a família.

Por conta da deficiência, a jovem teve a vida marcada pelo convívio frequente com médicos e tratamentos. Devido a admiração com o trabalho daqueles profissionais, a medicina surgiu para ela como grande ambição.

Publicidade

Rithiele retomou os estudos e, aos 22 anos, concluiu a educação básica pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) e decidiu que faria ensino superior. A aprovação em medicina veio em  2019, por meio de cotas para Pessoas com Deficiência (PcDs), no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), plataforma que usa a nota do Enem e era adotado pela UnB até aquele ano.

Filha de cozinheira homenageia a mãe durante formatura em medicina na UnB(foto: Arquivo pessoal)

 

O futuro na medicina

Atualmente, a estudante trabalha como terapeuta holística e taróloga, e relata que a espiritualidade foi essencial para conseguir terminar o curso na UnB. “Eu fui muito resiliente. Meu trabalho com a espiritualidade e cuidado com a saúde mental foi muito importante, porque eu fui muito testada mentalmente, mas sempre mantive a minha fé de que me formaria”, conta.

Depois da graduação, Ruthiele planeja dar uma pausa nos estudos para trabalhar e ajudar no sustento da família, mas garante que o foco continua sendo a medicina. “Vou me preparar para entrar na residência ano que vem. Tenho bastante interesse na área de psiquiatria”, conta.

O professor de medicina na UnB, Ricardo Martins, patrono da turma de Rithiele, celebrou a conquista da aluna. “Ela será uma médica excepcional, que vai saber como se portar dos dois lados da profissão, conhecerá o lado do paciente e do profissional”.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.