Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Homem é morto a tiros em ramal às margens da BR-364 no interior do Acre
  • Preço do diesel atinge R$ 9,27 e coloca Cruzeiro do Sul entre os mais caros do país
  • Rio Juruá ultrapassa cota de transbordamento e atinge 13,26 metros em Cruzeiro do Sul
  • Feijó autoriza doação de áreas para construção de moradias populares
  • Decreto amplia prazo para regularização de débitos em Cruzeiro do Sul
  • Portaria do Ministério da Saúde destina recursos para Atenção Primária em municípios do Acre
  • Homem é preso em Cruzeiro do Sul por quebra de medida protetiva
  • Thalita Rebouças fala de novo projeto após a série ‘Juntas & separadas’ e do fim do casamento
  • Presidente do PT admite MDB fora da aliança nacional de Lula para eleições
  • Moraes cobra explicações de Bolsonaro após vídeo de Eduardo nos EUA
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, março 30
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Geral

IBGE: comércio brasileiro amarga 4º mês seguido de queda nas vendas

Por Redação Juruá em Tempo.11 de setembro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O volume de vendas do comércio brasileiro caiu 0,3% em julho, frente a junho, amargando o quarto resultado negativo seguido.

Na comparação com julho do ano passado, entretanto, as vendas cresceram 1%, a quarta alta consecutiva. No ano, o varejo ainda acumula crescimento de 1,7%. Em 12 meses, o avanço é de 2,5%.

O resultado veio em linha com o esperado. A expectativa em pesquisa da Reuters era de baixa de 0,30% na comparação mensal e de avanço de 0,80% sobre um ano antes.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas cresceu 1,3% em julho na comparação com junho. Frente a julho de 2024, houve queda de 2,5%. No ano, o varejo ampliado acumula -0,2%. O acumulado em 12 meses foi de 1,1%. Veja detalhamento.

A perda de fôlego do comércio brasileiro ocorre em meio a desaceleração da economia. Dados do IBGE na semana passada mostraram que a produção industrial do país também encolheu em julho, em 0,2%, marcando o quarto mês seguido sem crescimento.

A expectativa atual do mercado para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) está em 2,16% em 2025 e em 1,85% em 2026, segundo o último Boletim Focus.

O que puxou a queda em julho

Das oito atividades do comércio varejista investigadas pelo IBGE, metade teve queda nas vendas, liderada por equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,1%) e tecidos, vestuário e calçados (-2,9%). As maiores altas foram registradas em móveis e eletrodomésticos (1,5%) e livros, jornais, revistas e papelaria (1,0%).

Apesar da diminuição da pressão inflacionária com a queda nos preços de alimentos em julho, as vendas de hiper e supermercados seguiram sem crescer pelo quarto mês consecutivo. “Já o setor de equipamentos eletrônicos, informática e comunicação apresentou a maior retração na passagem de junho para julho, com dois meses seguidos de queda. Antes disso, o comportamento era de alta volatilidade, com alternância entre crescimento e recuo mês a mês, reflexo das estratégias empresariais diante das variações abruptas do dólar”, destacou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

No comércio varejista ampliado, Veículos e motos, partes e peças teve alta de 1,8% enquanto Material de construção variou 0,4%.

Por: Isto É.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.