Início / Versão completa
Acre

Juiz cassa mandato de cinco vereadores no interior do AC e torna Jerry Correia inelegível

Por AC24horas. 24/09/2025 15:30
Publicidade

A Justiça Eleitoral da 6ª Zona, em Brasileia, julgou procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apontava fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024 em Assis Brasil. A decisão, proferida pelo juiz José Leite de Paula Neto, resultou na cassação dos diplomas de vereadores eleitos e suplentes dos partidos MDB, PSD e PP, além da declaração de inelegibilidade de dirigentes partidários e candidatas envolvidas.

Publicidade

De acordo com a sentença, ficou comprovado que os três partidos lançaram candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir formalmente a exigência legal de ao menos 30% de mulheres nas chapas proporcionais. As investigações apontaram casos de candidatas com votação inexpressiva, ausência de campanha efetiva e prestação de contas com indícios de irregularidade.

Entre os exemplos citados, a candidata Ione Ferreira Barros (MDB) obteve apenas seis votos e declarou contas zeradas, enquanto Francisca Delzirlandia Dimas Pinheiro (PSD) recebeu R$ 10 mil do fundo eleitoral e terminou com dois votos. Já Maria Aparecida Pimentel Souza (PP) declarou R$ 14,4 mil em recursos públicos e também obteve apenas dois votos. Para o magistrado, os elementos caracterizam fraude à cota de gênero, prática repudiada pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a decisão, foram cassados os mandatos de Francisco Furtado de Moura (MDB), Gilson da Costa Dias (PSD), além de Juraci Pacheco de Moraes, Wendell Gonçalves Marques e Antonia Alves Pereira Cavalcante (todos do PP).

Publicidade

Além disso, ficaram inelegíveis por oito anos os dirigentes partidários Gerineudo Galdino de Araújo (PSD), Francisco Monteiro Bezerra Júnior (MDB) e Jerry Correia Marinho (PP), prefeito reeleito do município, bem como as candidatas Maria Aparecida Pimentel Souza e Francisca Delzirlandia Dimas Pinheiro.

O juiz também determinou a anulação de todos os votos atribuídos aos três partidos para vereador e ordenou a retotalização dos resultados. Caso a nulidade ultrapasse 50% dos votos válidos, uma nova eleição para a Câmara de Vereadores de Assis Brasil deverá ser convocada.

A decisão cabe recurso nas instâncias superiores.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.