Ícone do site O Juruá Em Tempo

Liberta: Flamengo consegue anular expulsão e Plata atuará em jogo de volta

O Flamengo informou que a Conmebol, por meio de ofício enviado no início da tarde desta sexta-feira (19), retirou a punição aplicada ao atacante Gonzalo Plata em decorrência do segundo cartão amarelo, e consequente expulsão, recebido na partida contra o Estudiantes, realizada na última quinta-feira (18), no Maracanã, em jogo válido plas quartas de final da Libertadores.

Com a medida, o atleta encontra-se apto para atuar normalmente no jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (25), na Argentina.

 

A Conmebol divulgou também, nesta sexta-feira (19), áudios do VAR e uma análise da expulsão de Gonzalo Plata pelo árbitro Andrés Rojas. Assim, o narrador da entidade reconheceu que o árbitro colombiano não deveria ter mostrado o cartão vermelho ao equatoriano.

“O atacante rubro-negro joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca chuta a bola e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando por duplo cartão”, informou a entidade no vídeo.

Em seguida, a Conmebol ressaltou que o VAR não poderia revisar ou intervir no lance.

Caso o contato entre os atletas fosse dentro da área, poderia existir uma recomendação para o árbitro ver o lance no monitor à beira do gramado e assinalar o possível pênalti. Contudo, Facundo Rodríguez acertou Plata em uma disputa de bola fora da área, e o VAR não pode interferir na decisão do árbitro de campo, que optou pela expulsão.

Sair da versão mobile