Brasília- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na manhã desta sexta-feira (19), com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez.
Durante a ligação, os dois líderes compartilharam a expectativa de assinatura do Acordo Mercosul-União Europeia durante a Cúpula do Mercosul, que será realizada em Brasília, em dezembro.
“Reafirmaram a importância estratégica do acordo birregional no atual contexto de guerras tarifárias e de ataques ao sistema multilateral de comércio”, informou o Palácio do Planalto em comunicado.
Além disso, Lula e Sánchez reforçaram o compromisso com o sucesso da Cúpula Celac-União Europeia, marcada para os dias 9 e 10 de novembro, em Santa Marta, na Colômbia. Segundo a nota, os dois líderes deverão manter coordenação constante para alcançar resultados concretos no encontro.
Os presidentes também deverão se encontrar em Nova York, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Ainda na conversa telefônica, ambos “repudiaram as graves violações do direito internacional humanitário em Gaza” e defenderam o fim do conflito, conforme informação da Secretaria de Comunicação do governo.
Na ONU, Lula e Sánchez irão co-presidir o evento “Em Defesa da Democracia: Combatendo os Extremismos”, ao lado dos presidentes do Chile, da Colômbia e do Uruguai, na manhã de quarta-feira (24).
Leia a nota da íntegra
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, mantiveram conversa telefônica na manhã desta sexta-feira, 19/9.
Os dois líderes compartilharam expectativa de assinatura do Acordo MERCOSUL-União Europeia por ocasião da Cúpula do MERCOSUL em Brasília, em dezembro próximo.
Reafirmaram a importância estratégica do Acordo birregional no atual contexto de guerra tarifárias e de ataques ao sistema multilateral de comércio.
Reiteram, também, seu compromisso com o sucesso da Cúpula CELAC – União Europeia, que será realizada nos dias 9 e 10 de novembro, em Santa Marta, na Colômbia. Os dois líderes deverão manter coordenação constante com vistas a resultados concretos na Cúpula de Santa Marta.
O presidente Lula e o presidente de governo Pedro Sánchez deverão se encontrar em Nova York, no contexto da Assembleia Geral das Nações Unidas. Ambos destacaram a importância histórica da Conferência Internacional para a Solução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, no dia 22/9. Nesse sentido, repudiaram as graves violações do direito internacional humanitário em Gaza, como o deslocamento forçado da população e os planos de Israel de ocupação dos territórios palestinos.
Em Nova York, os dois líderes também co-presidirão o evento “Em Defesa da Democracia: Combatendo os Extremismos”, juntamente com os presidentes do Chile, da Colômbia e do Uruguai, na manhã do dia 24/9.

