Uma declaração recente da presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Sula Ximenes, causou surpresa no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo nota divulgada por Ximenes, o Dnit estaria responsável por realizar obras no porto do governo em Cruzeiro do Sul — informação que não passou pelo superintendente do órgão no Acre, Ricardo Araujo.
Araujo, que está em Brasília, afirmou que desconhecia qualquer acordo nesse sentido. “Isso, para mim, é novo e eu estou por fora. O contrato seria de um PS 4, que é um modelo específico de porto. Não passou por nós e foi tratado direto com Brasília”, declarou. Ele acrescentou que pretende se reunir com o diretor de Portos ainda hoje para obter mais detalhes sobre o suposto projeto.
No âmbito estadual, o superintendente esclareceu que o único serviço previsto até o momento é a melhoria da rampa de acesso do porto. “Estou mandando fazer alguns estudos pra fazer uma melhoria da subida da rampa”, disse.
A nota de Sula Ximenes foi divulgada após um caminhão tombar na rampa de acesso à margem do Rio Juruá, onde são realizadas operações de carga e descarga de mercadorias. Segundo o Deracre, o acidente foi causado por falha no sistema de freios do veículo.

