Mais de 300 atendimentos de saúde foram realizados na quinta-feira, 18, na Escola APAE ( Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cruzeiro do Sul, durante atividade voltada a pessoas com deficiência do município. A ação foi resultado de uma parceria entre diversas instituições e integra a programação do 4º Seminário em Educação Especial – Superando Barreiras e Estigmas, organizado pela Secretaria de Estado de Educação, por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (NAPI).
De acordo com a diretora da APAE, Uvilene Costa, o evento contemplou não apenas alunos da instituição, mas toda a comunidade. “É um momento de grande importância, porque muitas famílias dependem de consultas, exames e vacinas. Hoje tivemos profissionais de várias áreas ofertando atendimentos essenciais”, afirmou.
Ao todo, foram registrados 303 atendimentos, distribuídos da seguinte forma:
- Clínico geral: 62
- Psicologia: 42
- Nutrição: 20
- Assistência social: 22
- Odontologia: 12
- Fisioterapia: 123
- Manicure: 22
A iniciativa reuniu Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, Governo do Estado, Secretaria Estadual de Educação , Ufac e Ifac, além de outros parceiros locais
Segundo a coordenadora do NAPI, Francinete Matias de Abreu Maia, a ação fortalece o trabalho conjunto em favor da inclusão. “Hoje tivemos atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos e sociais voltados às pessoas com deficiência e seus familiares. Amanhã será a culminância do seminário, com plantão pedagógico, atividades recreativas e participação de diversos setores parceiros”, destacou.
A programação do 4º Seminário em Educação Especial segue até esta sexta-feira, 19, reunindo alunos, familiares e instituições em atividades educativas, de saúde e de lazer.

