Pela primeira vez, Cruzeiro do Sul será palco do projeto TEA Itinerante, uma iniciativa que vem ganhando destaque por democratizar o acesso ao conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento acontece no dia 20 de setembro, das 7h30 às 11h30, na Comunidade Batista Vida, e promete ser uma manhã de aprendizado, acolhimento e troca de experiências entre famílias, profissionais e interessados no tema.
Idealizado pelo médico Dr. Mazinho Maciel, o TEA Itinerante nasceu durante uma caravana de atendimentos em Angola, voltada para transtornos do desenvolvimento. “Naquele momento, reunimos profissionais da saúde de diversas áreas. Foi então que lancei o desafio de implementar em nossas cidades o mesmo trabalho que estávamos realizando em Angola”, conta o médico.
Além disso, a proposta ganhou força e hoje reúne uma equipe multidisciplinar composta por três médicos, um educador físico, uma terapeuta ocupacional, uma psicóloga, além de profissionais locais que se somam à missão de levar informação de qualidade a quem mais precisa. O evento é totalmente gratuito – sem custos para os participantes e para o anfitrião – e voltado para pessoas que, muitas vezes, não têm acesso a grandes congressos ou formações especializadas.
A programação foi pensada com carinho para familiares, educadores, profissionais da saúde e toda a comunidade, visando fortalecer vínculos, ampliar a compreensão sobre o autismo e compartilhar saberes que transformam vidas.
Data: 20 de setembro
Horário: 7h30 às 11h30
Local: Comunidade Batista Vida
Inscrições: https://encurtador.com.br/SyU09
Entrada: Gratuita (levar 1 kg de alimento não perecível)
•Reportagem Renata Sá

