Início / Versão completa
Acre

Acre é o segundo estado do país com maior equilíbrio de gênero no emprego público

Por AC24horas. 24/10/2025 08:18
Publicidade

Acre é o segundo estado do país com maior equilíbrio de gênero no emprego público estadual, aponta ranking nacional

Publicidade

O Acre ocupa a segunda posição no ranking nacional de Equilíbrio de Gênero no Emprego Público Estadual 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento avalia a presença feminina em cargos da administração pública estadual — excetuando as áreas de saúde e educação — em comparação com o cenário ideal de paridade na força de trabalho.

Segundo o ranking, o Acre obteve pontuação de -1,0 em uma escala que varia de -100 a 100, o que indica alta proximidade do equilíbrio entre homens e mulheres no serviço público estadual. O estado ficou atrás apenas do Espírito Santo, que lidera o país com pontuação de -0,2.

A metodologia do indicador considera que quanto mais próxima de zero for a pontuação, maior é o equilíbrio de gênero. Valores negativos apontam desvantagem para as mulheres, enquanto positivos indicam desvantagem para os homens.

Publicidade

O levantamento faz parte do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, produzido pelo CLP com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.