Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Jéssica Ingrede confirma retorno do reality “A Colônia” e abre vaga para participante das redes sociais
  • Tráfico internacional no Acre tem empresários atuando como “investidores anjo”, diz Polícia Civil
  • Tendência de inversão do ciclo com menor abate de fêmeas dispara alerta
  • Número de mortes a esclarecer quadruplica no Acre em cinco anos, aponta levantamento
  • Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
  • Cheia do Rio Juruá afeta 26 bairros e mais de 6 mil pessoas em Cruzeiro do Sul
  • Sine/AC oferta mais de 650 vagas no Acre nesta segunda-feira (2), com oportunidades para atendente, pedreiro e servente
  • Câmara, USP e mais órgãos: Concursos têm 37,7 mil vagas
  • Previsão do tempo no Acre para esta segunda-feira (2) indica calor, vento e chuvas isoladas
  • Com provas em Rio Branco, Câmara dos Deputados lança concurso com salário de R$ 21 mil
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, fevereiro 2
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Café acreano ultrapassa fronteiras e conquista novas oportunidades na Europa

Por Redação Juruá em Tempo.5 de outubro de 20253 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Nos últimos dias, tivemos a honra de representar o Acre em uma missão estratégica na Itália, acompanhados de produtores, técnicos e agrônomos. Nosso objetivo foi abrir caminhos para que o café robusta amazônico, produzido em nosso estado com tanta dedicação e qualidade, encontre espaço no competitivo mercado internacional.

A missão só foi possível graças à parceria entre o governo do Acre e o Sebrae, que se uniram em prol de um mesmo sonho: levar o café do Acre para o Brasil e para o mundo.

A primeira agenda foi realizada na empresa Ballario Trasporti, referência mundial em logística e comércio internacional de café. Tivemos a oportunidade de conhecer toda a estrutura que interliga produtores de várias partes do mundo a grandes torrefadoras e consumidores da Europa. Essa experiência mostrou, de maneira muito clara, que o Acre tem condições de se inserir nesse cenário com um produto autêntico, sustentável e de grande potencial de valorização.

Tivemos também um encontro no Consulado-Geral do Brasil, onde a delegação foi recebida pelo embaixador Hadil da Rocha Vianna, que reforçou a importância da iniciativa e o impacto positivo da presença dos cafés amazônicos no mercado europeu.

Durante a missão, firmamos importantes avanços que consolidam o futuro do nosso café. Um deles foi com a Universidade de Turim: articulamos um acordo para que amostras dos cafés acreanos sejam analisadas pela instituição, reconhecida pela excelência em pesquisas de qualidade e gastronomia. Essa parceria vai garantir uma avaliação técnica de alto nível e abrir portas para novos estudos e certificações.

Já na Lavazza, a gigante mundial do café, empresa que visitei em 2022, antes mesmo de ser secretário – ocasião em que disse que levaria o café do Acre para ser conhecido, nessa missão, pudemos concretizar o que foi sonhado lá atrás.

Durante a visita, nossos produtores tiveram a experiência de conhecer a história e a estrutura da empresa, conhecer compradores de cafés robusta e se apresentar ao diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Lavazza, Mario Cerutti, que ficou encantado com a história do nosso café.

A empresa solicitou amostras do robusta amazônico para análise, o que representa um passo gigante na busca por reconhecimento internacional para os produtores acreanos.

Na Câmara de Comércio de Turim, fomos oficialmente convidados a participar, no próximo ano, de uma das maiores feiras mundiais de alimentos. Essa vitrine internacional permitirá que o café do Acre seja apresentado lado a lado com produtos de excelência de todo o planeta.

Essas conquistas são fruto do trabalho conjunto entre governo, Sebrae e produtores. Mais do que abrir mercados, elas reafirmam que o Acre tem um futuro brilhante na agricultura, com produtos capazes de competir com os melhores do mundo.

Essa missão reforça nossa convicção de que investir em conhecimento, inovação e qualidade é o caminho para transformar a vida dos nossos produtores e fortalecer a economia do estado. O café robusta amazônico já não é apenas um produto regional. Ele é uma marca do Acre para o mundo.

Seguiremos avançando, confiantes de que o esforço de cada produtor será reconhecido e valorizado. O Acre está pronto para conquistar novos mercados e escrever um novo capítulo na história da agricultura amazônica.

José Luís Tchê  é secretário de Estado de Agricultura do Acre

Por: Andreia Nobre.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.