A Conmebol convocou Bruno Henrique para depor por conta dos gestos obscenos direcionados pelo atacante à torcida do Estudiantes, após a classificação do Flamengo à semifinal da Libertadores, no último dia 25 de setembro. A audiência acontecerá às 11h30 manhã desta sexta-feira, e o jogador poderá comparecer de maneira virtual.
O camisa 27 virou alvo de processo disciplinar da entidade no dia seguinte à classificação no estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata. Em vídeos captados da beira do campo, o jogador, que entrou no segundo tempo da derrota por 1 a 0, aparece mostrando o dedo do meio e segurando as genitálias após a vitória na disputa de pênaltis.
A Unidade Disciplinar da Conmebol enquadrou o atleta nos artigos 2b (“comportar-se de maneira ofensiva, insultante ou manifestações difamatórias”) e 2c (“violar as pautas mínimas do que se considera um comportamento aceitável no âmbito esportivo”) do Código Disciplinar da entidade. Ele pode encarar “suspensão por um determinado número de jogos ou por um período”.
Bruno deu sua versão do episódio ao comentar em uma página do Instagram, dizendo que foi uma resposta aos objetos atirados pela torcida argentina por conta da eliminação. Ele ainda afirmou ter sido atingido por um isqueiro:
“Sou sempre o ruim da história, né? Incrível”, respondeu em uma publicação do “Fla da Depressão”: “Só mostram a minha parte, mas a parte de nós jogadores sendo atingidos por objetos, latas e outras coisas, não mostraram. Inclusive, só tive essa reação por ter recebido um isqueiro no rosto”.
Bruno Henrique, como se sabe, vem enfrentando, no Brasil, um processo relativo a outro assunto, a acusação de beneficiar apostadores em cartão amarelo. O jogador chegou a receber 12 jogos de punição do STJD, mas o Flamengo obteve um efeito suspensivo até o julgamento final do caso. A data da audiência no Pleno ainda não foi definida. A suspensão, no entanto, não valeria para a Libertadores, uma competição Conmebol.