Início / Versão completa
Brasil

IBGE: 72% dos municípios do Brasil têm limitação para implementar LGPD

Por Isto É. 31/10/2025 10:40
Publicidade

Criada em 2018 e há cinco anos em vigor, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) ainda aparece como uma dor de cabeça para a imensa maioria dos municípios do Brasil. Pouco mais de 72% dos municípios brasileiros não possuem em suas estruturas uma área ou pessoa responsável por procedimentos e políticas para coleta, armazenamento e uso de dados pessoais ou mesmo pela implementação das diretrizes da lei.

Publicidade

Os dados fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), que traça um perfil dos municípios do país, com referência nos dados de 2024. Segundo o levantamento, a existência de algum tipo de estrutura para fazer valer o que manda a legislação foi identificada nos municípios com maior população.

Nas cidades com mais de 500 mil habitantes, 85,4% delas já tinham uma organização básica para implementar as diretrizes da LGPD. Em termos regionais, a existência de uma área dedicada ao tema está mais presente nas regiões Centro-Oeste (35,1%), Sul (33,7%) e Norte (31,1%), quando comparados às regiões Sudeste (28,1%) e Nordeste (21,1%).

Segurança da informação também está entre os gargalos dos municípios nacionais. A pesquisa do IBGE mostra que uma minoria disponibilizou para seus servidores cursos sobre segurança da informação (18,1%). Além disso, apenas 28,4% das cidades disponibilizam canais de atendimento pela Internet para o envio de mensagens sobre o uso de seus dados. Só 23,9% possui uma regulamentação ou lei municipal específica sobre a LGPD.

Publicidade

Inclusão digital nas escolas

Se do ponto de vista de governança os municípios ainda têm muito o que evoluir, sob o aspecto de inclusão e educação digital, a pesquisa mostrou dados importantes. Praticamente 80% das cidades disponibilizam Wi-fi nas escolas públicas municipais, para acesso de professores e alunos, com programa ou ação de inclusão e educação digital.

De modo geral, em 2024, havia 7,61 milhões de pessoas ocupadas na administração direta e indireta municipal, o que representa 3,6% da população do País. O número de funcionários nos municípios no ano passado teve um crescimento de 3,8% em relação à pesquisa realizada em 2023.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.