Início / Versão completa
Brasil

INSS notifica quatro milhões de beneficiários para fazer prova de vida e evitar bloqueio de pagamento

Por O Globo. 24/10/2025 10:39
Publicidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou nesta sexta-feira quatro milhões de beneficiários que precisam fazer a prova de vida. O procedimento deve ser feito em até 30 dias a partir da data do aviso para evitar o bloqueio do pagamento.

Publicidade

O aviso foi enviado pelo aplicativo Meu INSS e pelo extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício. Segundo o INSS, apenas os beneficiários cuja prova de vida não pôde ser feita de forma automática pelo sistema receberam a mensagem.

Confira o passo a passo para fazer o procedimento de forma simples e segura:

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se for pedido;
  • Em alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida online, diretamente pelo aplicativo ou site do banco;
  • Se preferir, o beneficiário também pode comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto.

Atualmente, o procedimento de prova de vida é feito de forma automática, por meio de um cruzamento de dados do governo. Cerca de 80% dos beneficiários do INSS conseguiram fazer a comprovação de forma automática. O restante foi notificado nesta sexta.

Publicidade

O INSS ainda alerta para possíveis golpes, e esclarece que não realiza contatos diretos para solicitar a prova de vida.

“Nenhum servidor do Instituto entra em contato por telefone, aplicativo de mensagens, SMS ou e-mail para pedir que o procedimento seja feito ou para ameaçar bloqueio do benefício.Além disso, o INSS não envia servidores para a casa dos beneficiários para recolher documentos ou realizar a Prova de Vida”, explica o instituto.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.