Início / Versão completa
internacionais

Marina Silva defende reforma “urgente” no financiamento climático

Por Metrópoles. 14/10/2025 12:20
Publicidade

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu nesta terça-feira (14/10) uma reforma no sistema global de financiamento climático visando a implementação de ações de combate à mudança de clima, sobretudo em países mais vulneráveis aos efeitos do aquecimento global.

Publicidade

Durante o segundo dia de negociações da Pré-COP, a ministra afirmou que é necessário a simplificação do acesso a recursos financeiros e a coordenação do financiamento público e privado.

“É urgente reformar o sistema global de financiamento climático para que os planos dos países mais vulneráveis avancem na escala exigida pela ciência e pela lógica do respeito à vida”, defendeu Marina durante a abertura da sessão ministerial sobre Clima e Desenvolvimento na Pré-COP.

“É preciso simplificar o acesso aos recursos, coordenar o financiamento público e privado e torná-lo previsível e justo. É imperativo prover financiamento e priorizar investimentos que reforcem a resiliência das populações sob maior risco”, destacou.

Publicidade

Ainda durante a fala, a ministra salientou a necessidade de implementar ações para combater a crise climática. Segundo ela, houve avanços relativos aos compromissos e planejamento de medidas, “mas a implementação segue fragmentada e insuficiente”.

O governo brasileiro tem sinalizado que a cúpula que será realizada em Belém deve ser a “COP da implementação“, ou seja, o momento de colocar em prática os compromissos assumidos em acordos anteriores.

“No Balanço Ético Global, ficou evidente: o problema não é falta de soluções, mas distância entre o conhecimento disponível e a vontade política de implementá-las”, pontuou Marina.

Iniciada na segunda (13/10), a Pré-COP se encerra nesta terça-feira (14/10). Organizada a menos de um mês da conferência, o evento é considerado um termômetro para a cúpula.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.