Ícone do site O Juruá Em Tempo

Menino de 3 anos encontra granada da Segunda Guerra Mundial no quintal de casa nos EUA

Um menino de três anos encontrou uma granada da Segunda Guerra Mundial enquanto brincava no quintal de casa, em Hartline, uma pequena cidade do estado de Washington, nos Estados Unidos. Ao mostrar o objeto à família, as autoridades foram acionadas e constataram que o artefato estava ativo.

O episódio ocorreu na tarde de segunda-feira (29). Segundo o censo de 2024, Hartline tem 177 habitantes. A criança estava brincando no quintal quando descobriu o objeto, que depois foi identificado como uma granada usada durante a Segunda Guerra Mundial.

Preocupados com a aparência suspeita do item, os pais ligaram para as autoridades. Policiais chegaram à residência, localizada no número 600 da Willard Street, por volta das 18h45 (horário local). Com o apoio de um esquadrão antibombas, a granada foi removida e levada para descarte seguro em uma área rural ao norte da cidade.

Granada foi desativada com segurança por esquadrão antibombas

O Gabinete do Xerife do Condado de Grant, que abrange Hartline, publicou um comunicado no Facebook na terça-feira, 30 de setembro, com detalhes da operação. “Ontem à noite, um esquadrão antibombas da Patrulha Estadual de Washington desativou com segurança uma granada de mão ativa”, informou.

Segundo o comunicado, os primeiros agentes que chegaram ao local solicitaram o apoio da equipe especializada, que confirmou que a granada estava energizada. “Eles a transportaram cuidadosamente para uma área rural ao norte de Hartline, onde foi descartada. Era um modelo usado na Segunda Guerra Mundial e claramente havia sido exposto aos elementos por algum tempo”, destacou a nota.

As autoridades afirmaram ainda que não há informações sobre como o artefato foi parar no quintal da família nem há quanto tempo estava ali.

Casos semelhantes já ocorreram nos Estados Unidos

Em agosto de 2022, um caso parecido foi registrado em Palo Alto, na Califórnia, onde uma família encontrou uma granada e projéteis da Segunda Guerra Mundial em casa. Assim como em Washington, os artefatos estavam ativos.

Na ocasião, o esquadrão antibombas removeu os objetos e realizou uma detonação controlada em um parque próximo. As autoridades reforçam que, diante de qualquer suspeita de artefatos explosivos, o mais importante é não tocar no objeto e acionar imediatamente os serviços de emergência.

Sair da versão mobile