Durante rondas preventivas realizadas na noite de quinta-feira (30) pelo efetivo da Força Tática do 2º Batalhão, na região do bairro Vila Acre, em Rio Branco, policiais militares flagraram um veículo suspeito e conseguiram apreender dois adolescentes armados, evitando o que pode ter sido mais uma ação criminosa na área. O Segundo Distrito tem sido alvo frequente de ataques, resultando em feridos nos últimos dias.
Ao entrarem no bairro Santa Helena, os policiais observaram um Volkswagen Polo preto com três ocupantes ouvindo música em volume alto, supostamente exaltando facções criminosas. Assim que notaram a viatura, o motorista acelerou e tentou deixar o local rapidamente. Os militares deram ordem de parada e alcançaram o carro na rua Francisco Corrêa da Silva.
Dentro do veículo estavam dois adolescentes de 17 anos e um jovem de 21, que conduzia o automóvel. Durante a abordagem, dois dos ocupantes desceram prontamente, enquanto o passageiro do banco traseiro demonstrava nervosismo. A revista pessoal não identificou irregularidades, mas a busca no veículo revelou uma pistola Taurus G2C calibre 9mm escondida na porta traseira. Embora a arma estivesse sem carregador, o acessório foi localizado no porta-malas com 11 munições intactas.

De acordo com a PM, os envolvidos seriam integrantes de uma facção criminosa e estariam prestes a executar novos ataques na capital acreana.
Diante da arma encontrada e das suspeitas de envolvimento com atos criminosos, os militares apreenderam os dois adolescentes e prenderam o condutor. O trio foi levado à Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA), juntamente com a arma, munições e veículo, para os procedimentos legais.