Uma ação rápida dos investigadores do Núcleo Especializado de Investigação de Crimes Patrimoniais (NEPATRI) da Polícia Civil resultou na recuperação integral dos materiais cirúrgicos furtados na madrugada desta quinta-feira (02), em Cruzeiro do Sul.
Avaliado em cerca de R$ 500 mil (meio milhão de reais), o material estava acondicionado em três malas grandes e uma pequena, contendo equipamentos de alta complexidade, entre eles fonte de luz, cabos de fibra óptica, caixas de instrumental para cirurgias de LCA, pinças, chaves canoladas, guias femorais, martelos, curetas e outros insumos hospitalares.
As diligências se concentraram nos bairros da Lagoa, Escola Técnica e no centro da cidade, onde todo o material foi localizado e apreendido.
De acordo com a Polícia Civil, os equipamentos seriam utilizados em cirurgias ortopédicas no Hospital Regional do Vale do Juruá, reforçando a gravidade do crime e a relevância da atuação policial.
O delegado Jadson Pereira Santos, responsável pelo NEPATRI, confirmou que todos os autores já foram identificados e que a responsabilização criminal seguirá os trâmites legais:
> “Estamos diante de um crime que colocava em risco a saúde da população, uma vez que esses equipamentos são fundamentais para cirurgias ortopédicas. A pronta resposta do NEPATRI garantiu não apenas a recuperação do material, mas também a identificação de todos os envolvidos”, destacou.
A Polícia Civil informou que o inquérito prossegue para consolidar as provas contra os autores do crime de furto (art. 155 do Código Penal).

