Quem acompanha a Premier League e o drama vivido pelo Manchester United nos últimos anos provavelmente já esbarrou nas redes sociais com um torcedor icônico: um cabelo (muito) grande, tomando conta da tela, a camisa do clube inglês e uma contagem que só aumenta. O protagonista das imagens é Frank Ilett, que há mais de um ano tem como rotina registrar mais um dia em meio a uma promessa feita pelo time do coração.
No dia 5 de outubro de 2024, Frank iniciou uma brincadeira que hoje mais parece um drama: prometeu que só voltaria a cortar o cabelo quando o Manchester United emplacasse uma sequência de cinco vitórias. Mais de um ano se passou desde e então – e o time não parece dar muitos sinais de estar próximo de encerrar a contagem do torcedor. Mais do que isso: está mergulhado em uma crise que já deixa o técnico Rúben Amorim na berlinda.
— Frank Ilett, torcedor do Manchester United, em entrevista ao ge
Frank decidiu compartilhar o cumprimento da promessa em suas redes sociais, sempre com bom humor. E logo viralizou nas redes, chegando a mais de 450 mil seguidores no Instagram. Esse ambiente, com o qual interage e recebe apoio de muitos outros sofridos torcedores do United, tornou-se o combustível para não fraquejar e nem mesmo pensar em desistir da promessa. Ele, porém, admite um pouco de arrependimento.
– Um pouco, de certa forma. Não esperava que durasse tanto nem que meu cabelo ficasse tão comprido. É difícil de lidar. Mas, ao mesmo tempo, criei uma comunidade positiva no meio do futebol, e isso é muito legal. Há lados positivos. Comecei para fazer as pessoas rirem, e acho que consegui. Definitivamente, há coisas boas para levar. É duro, mas tem essa parte – comentou.
A última vez que o Manchester United conseguiu vencer cinco jogos seguidos ocorreu entre janeiro e fevereiro de 2024. Naquela temporada, o time – ainda sob o comando de Erik Ten Hag – faturou o troféu da Copa da Inglaterra e amenizou um período de altos e baixo desde que Sir Alex Ferguson deixou o clube, em 2013. O início da temporada seguinte foi péssimo e levou Frank a fazer a promessa – acreditando, porém, que uma sequência como a de meses antes não tardaria tanto.

