Início / Versão completa
Acre

Acreanos vão pagar conta de energia mais cara em novembro; veja valor do reajuste

Por Contilnet. 02/11/2025 08:05
Publicidade

Os consumidores do Acre vão pagar mais caro pela energia elétrica neste mês de novembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira vermelha patamar 1, que representa um acréscimo de R$4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A decisão, anunciada nesta sexta-feira (31), reflete o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas em todo o país.

Publicidade

Em agosto e setembro, a bandeira estava no patamar 2, com acréscimo de R$7,87 por 100 kWh. A redução para o patamar 1, mantida em outubro e agora estendida a novembro, indica uma leve melhora nas condições, mas ainda permanece acima do ideal. Segundo a Aneel, o baixo volume de chuvas na Região Norte e em outras regiões do Brasil continua comprometendo a geração de energia nas hidrelétricas, obrigando o acionamento de usinas termelétricas, de custo mais elevado.

A agência também destacou que, embora a geração de energia solar esteja em crescimento no Acre e em outros estados, ela ainda não é suficiente para suprir toda a demanda diária. O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, indica os custos variáveis da produção de energia: a bandeira verde não gera cobrança adicional; a amarela representa cobrança moderada; e as vermelhas, patamar 1 e 2, indicam acréscimos proporcionais à escassez e ao custo de geração.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.