Ícone do site O Juruá Em Tempo

Adolescente negro do AC incentiva cuidados com os cabelos crespos nas redes sociais: ‘Autoestima melhorou’

Com bom humor, criatividade, simplicidade e orgulho, Victor Hugo Romais de Freitas, um adolescente negro de 15 anos de Rio Branco, tem inspirado outros jovens negros a aceitarem os cabelos naturais e a ter uma rotina de autocuidado para transformar a autoestima.

Victor tem quase 32 mil seguidores nas redes sociais e compartilha vídeos com dicas de lavagem, finalização, corte, hidratação caseira e cuidados para todos os tipos de cabelo, especialmente os cacheados e crespos.

“Nesse dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, tô aqui para te lembrar que seu cabelo não é feio. Mano [sic], do liso ao crespo, todo cabelo tem sua beleza. Eu sou a prova de como o cabelo pode transformar a autoestima e a pessoa. Então, se tu alisa o cabelo, dá uma chance pro teu cabelo natural. Não vai se arrepender”, diz em um dos vídeos postados em uma rede social.

Ele contou ao g1 que foi influenciado a deixar o cabelo crescer e a cuidar melhor dos cachos quando viu um amigo, que também é negro, com o cabelo grande. Na época, com 14 anos, ele revela que não não sabia como cuidar bem dos cachos e foi procurar informações na internet.

“Percebi que o cabelo do meu amigo tinha ficado muito bonito grande, então me inspirei e isso ajudou muito na minha autoestima, que não era boa. Resolvi pesquisar mais sobre autocuidado e cabelo e, a partir disso, nasceu um interesse enorme por esse assunto”, afirmou.

O primeiro vídeo postado em seu perfil viralizou e chegou a ter quase 6 milhões de visualizações. As imagens mostravam Victor exibindo a mudança após adotar um novo corte de cabelo, o chamado corte americano, um estilo de cabelo masculino que se caracteriza pelo degradê nas laterais.

“É incrível saber que me destaco, pois não é qualquer pessoa que tem tantos seguidores com essa idade, e o melhor é saber que eu sou inspiração para várias crianças e pessoas que querem deixam o cabelo crescer”, disse.

Sair da versão mobile