Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • OCA atua como principal ponto de achados e perdidos em Cruzeiro do Sul
  • Três dos dez deputados que mais gastaram verbas públicas em 2025 são acreanos
  • Aposentados e pensionistas do Acre já receberam de volta mais de R$ 17,9 milhões por descontos não autorizados
  • Golpistas usam nome do Judiciário do Acre em falsas cobranças por e-mail; TJ alerta população
  • Tarifa Social: 77 mil famílias no Acre podem ter desconto na conta de energia elétrica
  • Três homens desaparecem durante caça em Porto Walter; bombeiros fazem buscas
  • Cruzeiro do Sul lidera taxa de nascimentos no Acre
  • Justiça no AC mantém condenação de casal por morte de criança de 2 anos vítima de maus-tratos
  • Deracre e Prefeitura concluem asfaltamento de 14 ruas em Cruzeiro do Sul
  • Defesa Civil fará teste do Sistema de Alerta de Emergências em Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, dezembro 11
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Anuário do MPAC mostra que violência no Acre ainda pesa sobre jovens e população negra

Por Redação Juruá em Tempo.15 de novembro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Ministério Público do Acre divulgou, nesta sexta-feira (14), a 9ª edição do Anuário de Indicadores de Violência, trazendo um panorama que mistura avanços e alertas. Os números mais recentes mostram que a violência no estado continua atingindo, principalmente, a juventude. Entre 15 e 29 anos estão as faixas etárias mais afetadas, com destaque para o grupo de 20 a 24 anos, que respondeu por 18% das ocorrências tanto em 2022 quanto em 2024. Já em 2023, a maior concentração ficou entre 30 e 34 anos, faixa que alcançou 20% dos registros e se tornou o maior índice isolado da série.

Mesmo com esse recorte sensível, o estado registrou uma queda importante nos crimes violentos letais intencionais (CVLI). Em 2024, foram contabilizadas 169 vítimas número que representa uma redução de 15,5% em relação ao ano anterior. A maior parte das vítimas continua sendo formada por homens: 92% do total, contra 8% de mulheres.

O relatório também chama atenção para a dimensão racial da violência. Quase 80% das vítimas eram pessoas negras, somando-se os percentuais de pardos (71%) e pretos (8%). O levantamento ainda aponta 5% de vítimas indígenas, 4% brancas e 12% sem identificação registrada.

Para o MPAC, o cenário reforça um alerta antigo: a necessidade de ações mais direcionadas para diminuir a vulnerabilidade da população negra. “À luz do Estatuto de Igualdade Racial, que estabelece como dever do Estado a promoção de políticas de igualdade de oportunidades e a defesa dos direitos da população negra, os números reforçam a urgência de políticas públicas focalizadas”, destaca um trecho do documento.

Por: Contilnet.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.