A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) trouxe para o Acre, nesta segunda-feira (3), durante mais uma edição do Exporta Mais Brasil, a empresária e produtora de café Carmem Lúcia Chaves de Brito, mais conhecida como Ucha, eleita pela Forbes uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio.
‘O café do Acre tem notas únicas’, diz produtora eleita pela Forbes uma das mulheres mais poderosas do agronegócio/Foto: Reprodução
Referência nacional na produção de cafés especiais, Ucha também preside a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
Em coletiva à imprensa, a produtora afirmou que o café do Acre entrega “notas sensoriais únicas”.
“É uma alegria imensa para mim estar aqui como presidente da BSCA, representando a Associação Brasileira de Cafés Especiais e também como produtora de café. No meu caso, como estou lá em Minas Gerais, o nosso sistema produtivo é mais voltado para os arábicas, em função das condições e das localidades, que fazem com que a gente opte ou pelos canéforas ou pelos arábicas. Mas é uma honra, é uma alegria para mim estar neste lugar, porque o que nós estamos descobrindo, de alguns anos para cá, é que os canéforas brasileiros são simplesmente maravilhosos”, afirmou a empresária.
Ao todo, 26 produtores da Amazônia estão envolvidos nessa ação, sendo 24 do Acre e 2 de Rondônia | Foto: ContilNet
“Vocês que produzem os canéforas, o robusta amazônico do Acre, entregam nas xícaras perfis sensoriais únicos, encantadores, impactantes e que realmente, quando você coloca esse café na boca, diz: ‘Meu Deus, o que é isso aqui?’. Então, é com muita alegria que nós estamos aqui”, continuou.
Ucha voltou a exaltar a qualidade do café acreano e fez um apelo aos produtores:
“Estamos juntos. Por isso, nós estamos aqui hoje para convocar os produtores do Acre — cafeicultores e cafeicultoras — para que realmente tentem fazer a diferença, tentem colocar de fato o seu manifesto em cada xícara, honrar essas cultivares maravilhosas que vocês estão plantando aqui, cuidar disso, zelar por esse café, para que a gente consiga realmente entregar o que ele tem de potencial sensorial nas xícaras. Que o mundo entenda que também aqui, na região amazônica, podem ser encontrados cafés incríveis, capazes de agradar todos os paladares do mundo. É uma alegria estar aqui com vocês. Estou encantada com os cafés que estou encontrando e com o que os produtores, cafeicultores e cafeicultoras estão fazendo. Isso é uma alegria, e é isso que queremos entregar para o mundo: os cafés especiais do Brasil”, concluiu.
O evento desta segunda-feira (3), realizado pela ApexBrasil, reuniu 24 produtores de café do Acre, que apresentaram seus produtos a nove compradores internacionais dos Estados Unidos, Chile, Espanha, Croácia, Rússia, Israel, Emirados Árabes Unidos, China e Tailândia.
