Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • “Era um excelente combatente”, diz comandante sobre sargento morto em mergulho
  • Catedral e igrejas de Cruzeiro do Sul têm Mutirão de Confissões nesta Semana Santa
  • Com cheia do Rio Juruá, Energia de 17 imóveis é desligada em Cruzeiro do Sul
  • Escola indígena é entregue na Terra Nukini no Acre e passa a atender comunidades do Alto Rio Moa
  • Homem é condenado por extorquir e agredir a própria avó no Acre
  • Pai é condenado por agredir filho de 2 anos no Acre e pena é mantida pela Justiça
  • Homem é encontrado morto em estacionamento de faculdade em Cruzeiro do Sul
  • Mãe se joga do 2º andar de prédio com filha para fugir de agressão em SP
  • Mais de R$ 1 milhão para a segurança: Coronel Ulysses entrega van e reforça sistema prisional
  • Morte em Tarauacá expõe suposta falha em atendimento farmacêutico e mobiliza investigação
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, março 31
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Cocaína negra acende alerta sobre uso do Amazonas como rota de exportação

Por Redação Juruá em Tempo.24 de novembro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Quimicamente idêntica à cocaína tradicional, a chamada cocaína negra tem os mesmos efeitos e forma de uso, mas se diferencia pela camuflagem: a mistura com carvão ativado e outras substâncias escuras enganam testes preliminares da polícia e até dificulta a detecção por cães farejadores.

A droga voltou a chamar atenção após novas apreensões em Manaus. A técnica de ocultação é usada principalmente para o tráfico internacional, com destino à Europa e à Austrália, onde o valor pode ser até dez vezes maior que no mercado brasileiro.

Desde 2021, o Amazonas registrou duas apreensões desse tipo de entorpecente, totalizando 80 kg destinados ao exterior. A primeira ocorreu em abril de 2021, em Manacapuru, quando 40 kg foram encontrados junto a 600 kg de skunk em uma embarcação que seguia pela rota do Rio Solimões. A segunda, em 17 de outubro deste ano, apreendeu outros 40 kg escondidos dentro de quadros e cadeiras em uma mansão de Manaus, já prontos para envio à Austrália.

A coloração escura tem objetivo estratégico: burlar a fiscalização internacional. O processo de preparação da droga é simples para quem atua no tráfico e não exige conhecimentos avançados.

Produzida exclusivamente para exportação, a cocaína negra representa altos lucros às organizações criminosas. O Rio Solimões continua sendo a principal via de entrada da droga no Amazonas, ligando países produtores às rotas de distribuição e exportação.

Apesar das dificuldades nos testes de campo, laboratórios de criminalística no Brasil — incluindo o Instituto de Criminalística do Amazonas — conseguem identificar a substância por meio de análises definitivas com equipamentos especializados.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.