Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Bombeiros participam de capacitação para atuar em enchentes no Juruá
  • Rio Juruá volta a dar sinais de estabilização em Cruzeiro do Sul
  • VÍDEO: motorista de APP leva soco de passageiro após impedir sexo oral
  • Policial envolvido em atropelamento de cães tem prisão decretada
  • Membro de facção é preso embriagado durante abordagem no Acre
  • Apesar da baixa, rio segue acima da cota de alerta na capital do Acre
  • MP Militar pede expulsão de Bolsonaro e militares condenados por trama golpista
  • Três homens são presos com mais de 20 quilos de drogas e armas de uso restrito em Rio Branco
  • Profissional de saúde é indiciado por violação sexual e quebra de sigilo em atendimento no interior do Acre
  • Mortes no trânsito no Acre disparam mais de 50% em 2024 e superam médias nacional e da Região Norte
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, fevereiro 3
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Comando Vermelho domina o tráfico no Acre, aponta reportagem da Folha de SP

Por Redação Juruá em Tempo.2 de novembro de 20253 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (31) revela que o Comando Vermelho (CV) consolidou o domínio sobre o varejo de drogas em quatro estados da região Norte — Amazonas, Pará, Acre e Rondônia. A informação consta em um relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que mapeia a atuação das facções brasileiras e seus vínculos com grupos armados da Colômbia.

O levantamento, feito em parceria com a Direção Nacional de Inteligência da Colômbia (DNI), detalha como o tráfico internacional de drogas na chamada Amazônia Compartilhada envolve negociações diretas entre o Comando Vermelho, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e organizações criminosas colombianas, responsáveis pela produção e envio de drogas ao Brasil.

Segundo a reportagem, “a maconha skunk produzida na Colômbia é destinada quase integralmente ao mercado brasileiro, com foco em consumidores de maior poder aquisitivo, e registra crescimento especialmente nas regiões Sul e Sudeste.”

As origens do Comando Vermelho explicam por que o Brasil é tão violento - Combate Racismo Ambiental

Comando Vermelho domina o tráfico no Acre, aponta reportagem da Folha com base em relatório da Abin/Foto: Reprodução

A droga, conhecida por ter alto teor de THC (tetrahidrocanabinol) — entre 15% e 25% —, é considerada de “maior qualidade e valor agregado” em relação à maconha vinda do Paraguai. O relatório aponta que “o skunk colombiano também é negociado pelas facções brasileiras, como o Comando Vermelho, com os grupos armados da Colômbia, assim como o cloridrato de cocaína e pasta base.”

O Acre aparece no estudo como parte estratégica das rotas fluviais e terrestres que ligam os produtores colombianos aos distribuidores brasileiros. A droga atravessa o rio Putumayo e entra no país pela região amazônica, alcançando os estados de Amazonas e Acre, onde é redistribuída por facções locais ligadas ao Comando Vermelho.

De acordo com a Folha, “brasileiros compram a maconha produzida em Cauca e a trazem para o país por um percurso terrestre e fluvial (…), embarcada no rio Putumayo até Tarapacá, na fronteira entre Colômbia e Brasil. A partir desse ponto, a droga seguiria pelo rio Içá/Solimões em direção a diferentes destinos no território brasileiro.”

No Acre, as forças de segurança já reconhecem que a disputa entre facções como o CV e o PCC tem relação direta com o controle das rotas de entrada da droga e com o aumento da violência nas fronteiras.

A Folha destaca ainda que o Comando Vermelho mantém acordos com traficantes colombianos ao longo do Rio Solimões e busca ampliar seu acesso direto a fornecedores da Colômbia e do Peru — estratégia que garante vantagem sobre rivais e fortalece a presença da facção no Acre e em estados vizinhos.

O relatório indica que “a intensificação do narcotráfico e o aumento do fluxo de ilícitos, incluindo o skunk, geram efeitos colaterais graves na Amazônia, resultando na violência territorial derivada de disputas pelo controle das áreas de interesse, e na degradação social, com maiores impactos entre os povos originários e ribeirinhos.”

Nos últimos anos, o Acre tem se tornado um dos pontos de maior tensão na disputa entre as facções, com o Comando Vermelho consolidando o domínio sobre o tráfico local. O relatório reforça o que as autoridades estaduais já alertavam: a presença das facções nas fronteiras acreanas é parte de uma rede internacional de narcotráfico, que tem origem na Colômbia e se estende por toda a Amazônia.

Por: Contilnet.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.