A Coreia do Norte disparou pelo menos um “míssil balístico não identificado” na sexta-feira, informou o Exército sul-coreano, oito dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, aprovar a construção de um submarino nuclear por Seul.
“A Coreia do Norte lançou um míssil balístico não identificado no Mar do Leste”, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, usando o nome coreano para o Mar do Japão.
Trump havia anunciado que Seul construiria o submarino nos Estados Unidos, onde a tecnologia nuclear é um dos segredos militares mais sensíveis e bem guardados.
Ao contrário dos submarinos movidos a diesel, que precisam emergir periodicamente para recarregar suas baterias, os submarinos nucleares podem permanecer submersos por períodos muito mais longos.
Analistas afirmam que o desenvolvimento de tal embarcação representaria um avanço significativo na base naval e industrial de defesa da Coreia do Sul, colocando-a entre o seleto grupo de países que possuem uma.
Desde que a cúpula de 2019 entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e Trump não conseguiu chegar a um acordo sobre o escopo da desnuclearização e o alívio das sanções, Pyongyang tem se declarado repetidamente um Estado nuclear “irreversível”.

