Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Gabriela Câmara diz que Antônia Lúcia sofre de problemas psicológicos e “não aceita ajuda”
  • Engenheiro é preso durante operação que investiga licitações irregulares em cidades do Acre
  • Estado inaugura sala de acolhimento para vítimas de violência na Delegacia da Mulher em Cruzeiro do Sul
  • “Cadê a vagabunda?”: Antônia Lúcia invade plenário de Câmara à procura de suposta amante do marido; veja vídeo
  • Brancos ganham R$ 1,6 mil a mais que pretos no Acre, aponta IBGE
  • Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira
  • Nutricionista de 48 anos se torna 1ª mulher faixa-preta em jiu-jítsu no Juruá
  • EUA alertam cidadãos americanos para deixar Venezuela “imediatamente”
  • Operação prende 12 faccionados no Acre e em Mato Grosso
  • Detran-AC convoca proprietários de mais de 400 veículos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul para evitar leilão
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, dezembro 4
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Defesa Civil instala novos pluviômetros no Acre para reforçar prevenção contra enchentes

Por Redação Juruá em Tempo.13 de novembro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Com o objetivo de fortalecer o monitoramento do nível de água dos rios que banham o Acre, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil iniciou a instalação de pluviômetros semiautomáticos em diversos municípios do estado.

A região do Alto Acre é a primeira a ser contemplada. A nova tecnologia permite registrar automaticamente a quantidade de chuva em um painel digital, facilitando o acompanhamento dos índices pluviométricos e reduzindo a necessidade de medições manuais.

Esses equipamentos são fundamentais para o monitoramento de áreas de risco e para a prevenção de desastres naturais. De acordo com o responsável pelo monitoramento hidrometeorológico da Defesa Civil, coronel James Gomes, o principal objetivo da ação é proteger vidas.

“Com o monitoramento mais preciso e rápido das chuvas, conseguimos emitir alertas antecipados e orientar as famílias que vivem em áreas de risco. Isso permite que a Defesa Civil atue com mais eficiência e a população tenha mais segurança durante momentos de crise”, explicou.

A cidade de Assis Brasil foi a primeira a receber o equipamento, nesta terça-feira, 11. Nos próximos dias, os demais municípios das regiões do Alto e Baixo Acre também serão contemplados. A ação é resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, por meio do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).

Durante o inverno amazônico, várias regiões do Acre ficam suscetíveis a alagações. Por isso, a instalação dos novos pluviômetros em áreas com potencial de inundação reforça o sistema de monitoramento hidrometeorológico e contribui para a elaboração de planos de contingência mais eficazes.

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, destacou a importância da cooperação entre as esferas de governo. “A solução ainda é a prevenção. Sem dúvida alguma, a prevenção precisa de informações. Se os municípios e os gestores tiverem dados técnicos precisos, a gente consegue se planejar melhor”, afirmou.

Por: Assessoria.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.