Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • VÍDEO: Polícia Civil apreende adolescente de 13 anos com 4,5 kg de drogas em Rodrigues Alves
  • Motorista de aplicativo é vítima de assalto e pede ajuda para voltar ao trabalho em Cruzeiro do Sul
  • Disciplinador de facção criminosa é preso em zona rural de Cruzeiro do Sul
  • Caso Orelha: Pedro Longo pede celeridade em projeto de sua autoria que protege animais no Acre
  • Com ajuda do FBI, Polícia Federal prende em São Paulo suspeito de planejar atentado terrorista
  • Mulher é incendiada pelo próprio marido na frente dos filhos; após semanas internadas, vítima morreu
  • Influenciadora recebe ‘surpresa’ de traficantes após agredir e acusar adolescente de roubo
  • “Tô viciada, sei que tô”: Influencer preocupa amigos após perder R$ 200 mil no jogo do tigrinho
  • Moraes nega visitas de aliados a Bolsonaro e ajusta rotina na Papudinha
  • Virginia cobra explicações após Paolla Oliveira ser escolhida em ação
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, janeiro 29
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»internacionais

EUA declaram Maduro ‘terrorista’ e ampliam escalada militar contra a Venezuela

Por Redação Juruá em Tempo.24 de novembro de 20253 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

CARACAS (Reuters) – O governo venezuelano rejeitou na segunda-feira o que chamou de um plano “ridículo” dos Estados Unidos para designar o “inexistente” Cartel de los Soles como uma organização terrorista. Os Estados Unidos planejam, ainda nesta segunda-feira, designar o Cartel de los Soles como uma organização terrorista estrangeira por seu suposto papel no envio de drogas para os EUA. O governo Trump acusou o presidente venezuelano Nicolás Maduro de liderar o Cartel de los Soles, o que ele nega.

A medida surge em um momento em que Maduro enfrenta crescente pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, por meio de um maciço aumento da presença militar norte-americana no Caribe. Isso também gerou preocupação de que os EUA possam tentar usar a designação do grupo para justificar uma ação militar, embora especialistas em sanções afirmem que a lei não autoriza tal medida.

Maduro e seu governo sempre negaram qualquer envolvimento com o crime organizado e acusaram os EUA de buscarem uma mudança de regime devido ao desejo de controlar as vastas reservas de petróleo da Venezuela.

“A Venezuela rejeita categoricamente, firmemente e absolutamente a nova e ridícula invenção do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que designa o inexistente Cartel dos Sóis como uma organização terrorista”, declarou o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, em sua conta no Telegram.

A ação retoma “uma mentira infame e vil para justificar uma intervenção ilegítima e ilegal contra a Venezuela, no formato clássico de mudança de regime dos EUA. Esta nova manobra terá o mesmo destino das agressões anteriores e recorrentes contra o nosso país: o fracasso”, acrescentou.

A Reuters noticiou no sábado que os EUA devem lançar uma nova fase de operações relacionadas à Venezuela nos próximos dias, embora a agência de notícias não tenha conseguido estabelecer o momento exato ou o alcance das novas operações, nem se Trump já havia tomado uma decisão final de agir.

Em julho, o Departamento do Tesouro dos EUA designou o Cartel de los Soles, em referência ao símbolo do sol usado pelos generais venezuelanos, como uma “Organização Terrorista Global Especialmente Designada”, uma medida que congelou todos os seus ativos nos EUA e, de modo geral, proibiu os norte-americanos de negociarem com ela.

A InSight Crime, uma fundação que analisa o crime organizado, afirmou em agosto que era uma “simplificação excessiva” dizer que Maduro chefia o cartel, afirmando que “é mais preciso descrevê-lo como um sistema de corrupção no qual militares e políticos lucram trabalhando com traficantes de drogas”.

(Reportagem de Vivian Sequera)

Por: Reuters.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.