Os Estados Unidos realizaram nesta quarta-feira um teste com o míssil balístico intercontinental Minuteman III, capaz de carregar ogivas nucleares e atingir velocidades de até 24 mil km/h, segundo o Comando Global de Ataque da Força Aérea (AFGSC). Segundo a CNN, o míssil percorreu cerca de 6.700 quilômetros até o atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall, onde está localizado o Reagan Test Site, equipado com radares e sensores de alta precisão.
O lançamento, denominado GT-254, ocorreu na base aérea de Vandenberg, na Califórnia, e teve como objetivo avaliar a confiabilidade, eficácia e prontidão operacional do sistema — um dos principais pilares da dissuasão nuclear americana.
— O GT-254 não foi apenas um lançamento, mas uma avaliação completa das capacidades dos ICBMs para executar missões críticas — afirmou a tenente-coronel Karrie Wray, garantindo que todos os protocolos de segurança foram cumpridos.
O coronel Dustin Harmon acrescentou que o teste “valida a confiabilidade, adaptabilidade e modularidade” do sistema de armas.
O Minuteman III, em operação desde a década de 1970, é capaz de percorrer até 10 mil quilômetros e faz parte do programa de manutenção do arsenal nuclear dos EUA, que segue sendo modernizado em meio às tensões estratégicas com China, Rússia e Coreia do Norte. Segundo o AFGSC, o lançamento faz parte de uma série de testes de rotina, sem ligação com eventos geopolíticos recentes.

