Ícone do site O Juruá Em Tempo

Gladson Camelí lidera com folga disputa ao Senado em 2026, aponta Delta

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), desponta como favorito na disputa por uma vaga no Senado Federal em 2026, segundo pesquisa da Agência Delta encomendada pela TV Gazeta e divulgada nesta sexta-feira (7).

No levantamento espontâneo — quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados — Cameli aparece com 14,84% das intenções de voto, bem à frente dos concorrentes mais próximos, o atual senador Márcio Bittar (PL) e o ex-senador Jorge Viana (PT), que estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

Além disso, a pesquisa identificou outros nomes cotados para a disputa, como Sérgio Petecão (PSD), Mara Rocha (Republicanos), Jéssica Sales (MDB) e Eduardo Velloso (União Brasil), embora com índices inferiores. Na modalidade estimulada, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, Gladson Cameli mantém a liderança com 30,61% das intenções de voto. Márcio Bittar aparece em segundo lugar com 18,08%, o que, se mantido, lhe garantiria a segunda vaga no Senado.

O levantamento foi realizado entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, com 802 eleitores distribuídos em 14 municípios acreanos: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Brasileia, Epitaciolândia, Feijó, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.

Os dados indicam um cenário de ampla vantagem para o atual governador, que pode consolidar sua força política no estado com uma eventual vitória nas urnas em 2026.

Sair da versão mobile