A goleada do Flamengo por 8 a 0 sobre o Vitória, a maior da história do Brasileirão de pontos corridos, no dia 25 de agosto, parecia ser a atuação afirmativa de um time que era favorito ao título deste ano. Porém, deu início a uma sequência irregular e que permitiu ao Palmeiras tomar o posto. Desde aquela noite no Maracanã, o rubro-negro disputou 11 rodadas, mas venceu em penas cinco.
Os bons resultados vieram diante de Juventude, Corinthians, Botafogo, Palmeiras e Sport. Porém, o Flamengo acumulou mais tropeços do que alegrias. Foram quatro empates (Grêmio, Vasco, Cruzeiro e São Paulo) e duas derrotas (Bahia e Fortaleza): um aproveitamento recente de 57,5%.
O mais recente foi o empate por 2 a 2 diante do tricolor paulista, ontem, na Vila Belmiro. O adversário disputa uma vaga na próxima Libertadores, mas o resultado se deu em grande parte pelos erros individuais do rubro-negro, em especial a expulsão de Gonzalo Plata no segundo tempo.
Fora isso, o Flamengo só tropeçou em times da parte de cima na tabela quando empatou com o Cruzeiro em casa — teve um jogador a mais na reta final — e perdeu para o Bahia — roteiro condicionado pelas expulsões de Danilo e Wallace Yan.
As demais partidas foram diante de equipes que frequentavam a parte de baixo da tabela quando enfrentaram o rubro-negro. Por sinal, o Fortaleza é o atual 19º colocado da tabela.
- Flamengo 1 x 1 Grêmio – 31/08
- Juventude 0 x 2 Flamengo – 14/09
- Flamengo 1 x 1 Vasco – 21/09
- Corinthians 1 x 2 Flamengo – 28/09
- Flamengo 0 x 0 Cruzeiro – 02/10
- Bahia 1 x 0 Flamengo – 05/10
- Botafogo 0 x 3 Flamengo – 15/10
- Flamengo 3 x 2 Palmeiras – 19/10
- Fortaleza 1 x 0 Flamengo – 25/10
- Flamengo 3 x 0 Sport – 01/11
- São Paulo 2 x 2 Flamengo – 05/11
Dessa forma, o Flamengo deixou de ganhar 14 pontos. Em compensação, no mesmo período, o Palmeiras experimentou uma escalada de produção. Nos 11 jogos, são sete vitórias, dois empates e duas derrotas, o que dá um aproveitamento de 69,6% — foram dez pontos perdidos no caminho.
Goleada e consistência
Mesmo tendo sido derrotado em alguns jogos grandes, como diante do próprio Flamengo e contra o Bahia, a equipe paulista não deu chances aos adversários de baixo da tabela, aplicando algumas goleadas no caminho.
- Corinthians 1 x 1 Palmeiras – 31/08
- Palmeiras 4 x 1 Internacional – 13/09
- Palmeiras 4 x 1 Fortaleza – 20/09
- Bahia 1 x 0 Palmeiras – 28/09
- Palmeiras 3 x 0 Vasco – 01/10
- São Paulo 2 x 3 Palmeiras – 05/10
- Palmeiras 4 x 1 Juventude – 11/10
- Palmeiras 5 x 1 Bragantino – 15/10
- Flamengo 3 x 2 Palmeiras – 19/10
- Palmeiras 0 x 0 Cruzeiro – 26/10
- Juventude 0 x 2 Palmeiras – 02/11
Atual líder, o alviverde qviu o Flamengo igualar seus 65 pontos, mas segue na ponta pelo número de vitórias (20 a 19). Se vencerem o Santos em casa hoje, às 21h30, os comandados de Abel Ferreira abrirão ainda mais vantagem.

