Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Exames apontam edema na coxa de Lucas Paquetá, que deve desfalcar o Flamengo
  • Soldado israelense que vandalizou imagem de Jesus Cristo no Líbano será preso e julgado em tribunal militar
  • Governo avança por mudanças no Fies para aumentar atratividade
  • Economia prateada mostra força de consumidores e empreendedores 60+
  • PT se reúne para incorporar ‘reforma do Judiciário’ a programa partidário
  • Papa Leão critica exploração por “autoritários” do mundo durante viagem a Angola
  • Tesouro IPCA+ em queda: veja quanto título pode render se taxas recuarem mais
  • Após ter chamado de ‘cafetão do Planalto’, Caiado recua e diz que Kassab é o vice ideal
  • Focus: mercado passa a projetar inflação de 4,8% em 2026 e corte menor na Selic
  • Elon Musk é convocado a depor na França por imagens de abuso infantil e deepfakes
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, abril 20
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Política

José Dirceu pede reforma política e propõe que SP tenha mais 41 deputados federais

Por Redação Juruá em Tempo.4 de novembro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O ex-ministro da Casa Civil e ex-deputado federal José Dirceu (PT) defendeu na segunda-feira, 3, uma reforma política no âmbito parlamentar. Segundo ele, a reforma deveria incluir uma fidelidade partidária, com o fim da “janela partidária” e também com a revisão da representatividade das bancadas estaduais na Câmara dos Deputados.

“O Brasil precisa de uma reforma política profunda! São Paulo, por exemplo, deveria ter 111 deputados federais, não 70. Isso e a infidelidade partidária enfraquecem a democracia. Precisamos que todos possam fiscalizar seus representantes e votar em ideias, não em projetos pessoais”, disse José Dirceu em uma rede social.

Dirceu ainda apontou que, ao contrário do resto do mundo, não há no Brasil uma proporcionalidade entre o número de habitantes de cada estado e o número de deputados. O princípio dessa revisão das cadeiras deveria ser os habitantes dos estados e uma definição de coeficiente. A mudança de partido entre os deputados também foi um ponto de crítica.

Lula vetou aumento de deputados

Em 17 de julho deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto de lei que aumentava de 513 para 531 o número de deputados federais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

O projeto havia sido aprovado pelo Congresso como forma de cumprir uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a redistribuição das cadeiras da Câmara a partir de dados do Censo Demográfico de 2022.

Segundo a Constituição, a representação por estado deve ser proporcional à população — com o mínimo de 8 e o máximo de 70 deputados.

O texto da Constituição define que o número de deputados “será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta deputados”.

* Com informações da Deutsche Welle

Por: Isto É.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.