Início / Versão completa
Política

Lula indica Jorge Messias à vaga deixada por Barroso no STF

Por Correio Braziliense. 20/11/2025 13:07
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta quinta-feira (20/11) o atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para ocupar a cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Luís Roberto Barroso. Está é a terceira indicação à Corte feita pelo petista neste mandato, que já teve a indicação dos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino para a Suprema Corte.

Publicidade

A escolha de Messias reflete uma relação mais próxima com o chefe do Executivo em comparação com outros nomes que estavam em avaliação para a vaga. Interlocutores do governo sugerem que a decisão de Lula também visa evitar frustrações com futuras decisões do tribunal.

Para que Messias possa assumir o cargo de ministro do Supremo, ele terá que passar por uma sabatina no Senado. A expectativa é que o indicado do presidente não tenha uma vitória tão exitosa, visto que havia uma mobilização significativa na Casa em favor do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que era um dos nomes cotados para ser indicado à vaga.

Vaga deixada por Barroso
A vaga a ser preenchida por Messias foi aberta após a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, formalizada por Lula em 15 de outubro por meio de um decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Publicidade

Barroso havia assumido a cadeira no Supremo em 2013, após indicação da então presidenta Dilma Rousseff. Ele poderia permanecer na Corte até março de 2033, momento em que atingiria a idade limite de 75 anos.

Sobre Messias
Jorge Messias, 44 anos, é procurador da Fazenda Nacional desde 2007. Ele é graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e tem títulos de mestre e doutor pela Universidade de Brasília (UnB).

Antes de assumir a AGU, Messias ocupou diversos cargos de destaque, incluindo o de subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, além de consultor jurídico dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.