Ícone do site O Juruá Em Tempo

Obras na ponte sobre o Rio Caeté devem ser concluídas até abril de 2026, anuncia DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou nesta quinta-feira, 13, que as obras de recuperação da ponte principal sobre o Rio Caeté, localizada em Sena Madureira, no interior do Acre, têm previsão de conclusão para abril de 2026. A estrutura, que integra um dos trechos mais movimentados da BR-364 entre Sena Madureira e Rio Branco, está parcialmente interditada desde o início do ano devido a falhas em um dos pilares de sustentação.

Segundo o superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, os trabalhos de reparo já foram iniciados pela empresa contratada, com foco na recuperação do pilar danificado durante o período de inverno amazônico. “A empresa já está no local. A ideia é trabalharmos nesse período de inverno, fazendo a recuperação do novo pilar, para liberar em abril de 2026 todo o trânsito por cima da ponte”, declarou Araújo.

Durante todo o período de execução das obras, o tráfego na ponte será mantido em sistema “pare e siga”, medida adotada para garantir a segurança dos motoristas e a fluidez no trecho. Além da recuperação do pilar, o DNIT também realizará o protensionamento das vigas metálicas da travessia, reforçando a estrutura para suportar o tráfego total após a conclusão dos serviços. “Com isso, vamos reforçar ainda mais a estrutura e poder liberar o trânsito todo sem nenhum problema”, acrescentou o superintendente.

O anúncio ocorre no mesmo dia em que o pontilhão provisório instalado sobre o Rio Caeté foi interditado devido à elevação do nível das águas, provocada pelas chuvas intensas da madrugada. Para evitar o bloqueio total da rodovia, a ponte principal foi liberada parcialmente nesta manhã, permitindo o restabelecimento do fluxo de veículos entre os municípios.

A BR-364 é uma das principais vias de ligação entre o interior do Acre e a capital, e a recuperação da ponte do Rio Caeté é considerada estratégica para garantir a mobilidade e o abastecimento da região.

Sair da versão mobile