Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Três homens são presos com mais de 20 quilos de drogas e armas de uso restrito em Rio Branco
  • Profissional de saúde é indiciado por violação sexual e quebra de sigilo em atendimento no interior do Acre
  • Mortes no trânsito no Acre disparam mais de 50% em 2024 e superam médias nacional e da Região Norte
  • “Temos a responsabilidade de trabalhar intensamente”, diz Nicolau na abertura dos trabalhos na Aleac
  • Psicóloga relata ameaças de morte e perseguição após confronto com gestão de cidade do Acre
  • Gladson Camelí diz que espera apoio do PL à Mailza e que só quer parceira com Bocalom no 2º turno
  • “Não vamos ter problema”, afirma Bocalom ao defender candidatura de Gladson ao Senado
  • Mailza diz que avanço dos PCCRs no Acre depende da situação financeira do Estado: “compromisso do governo”
  • Fies 2026 abre 325 vagas para estudantes do Acre
  • Acre tem novas regras para liberação de recursos do Fundo Amazônia
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, fevereiro 3
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque

Prefeito de cidade do Acre é alvo de ação por arremessar dinheiro ao público durante festa

Por Redação Juruá em Tempo.12 de novembro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O que era pra ser um momento de “descontração” acabou se tornando alvo de investigação. Ainda em junho deste ano, o prefeito de Bujari, João Edvaldo Teles de Lima, o Padeiro, arremessou pacotes de dinheiro em direção ao público durante a ExpoBujari. Por conta da repercussão, o Ministério Público do Acre (MPAC) ajuizou ação de improbidade administrativa contra o gestor.

A alegação da ação é que o gestor utilizou a estrutura de um evento custeado integralmente com recursos públicos, incluindo palco, som, iluminação, segurança, divulgação e transmissão, para realizar ato de de caráter pessoal, ao lançar pacotes de dinheiro à plateia.

Para o promotor de Justiça Antonio Alceste Callil de Castro, que assina a ação, ressalta que o que se censura não é a origem dos recursos, mas a utilização indevida de um evento público.

Ainda segundo Castro, a “instrumentalização indevida da máquina pública para fins de promoção pessoal, prática incompatível com os fundamentos da República e com os princípios que regem a Administração Pública”, observando que o ato “transformou a publicidade institucional em marketing pessoal, desvirtuando a finalidade constitucional da comunicação governamental, que deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, conforme o § 1º do artigo 37 da Constituição Federal”.

As investigações conduzidas em inquérito civil indicaram que o prefeito já havia adotado conduta semelhante em ocasião anterior, durante comemoração do Dia das Mães no ramal Walter Arcer, quando também lançou cédulas de dinheiro ao público presente.

O próprio prefeito reconheceu ter distribuído valores em espécie durante o evento, alegando tratar-se de um gesto recreativo e espontâneo.

Por: A Gazeta do Acre.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.