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Sindicatos de artistas saem em defesa de Taís Araújo após polêmica em ‘Vale Tudo’

Sete sindicatos de artistas divulgaram nessa quinta-feira, 13, uma nota conjunta em defesa de Taís Araújo após as declarações de Hugo Gross, ator e presidente do Sindicatos dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Rio de Janeiro, o Sated-RJ. Na ocasião, ele criticou a denúncia da atriz ao compliance da Globo após as alterações de Manuela Dias em sua personagem de ‘Vale Tudo”.

“Está reclamando de negros, porque não teve papel para negro. Hoje, qualquer coisa, é que o negro não teve chance […] Qualquer coisinha ‘ah, porque o negro não tem voz’. Ninguém está pensando mais nisso, isso já passou milhões de anos atrás”, afirmou ele em entrevista ao Metrópoles sobre a denúncia.

O comunicado dos Sateds de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraíba e o Sindicato dos Profissionais da Dança de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ) alegou não compactuar com as alegações de Hugo:

“Taís posicionamentos e críticas despropositadas ignoram uma realidade amplamente comprovada: a de que artistas e técnicos negros continuam a enfrentar barreiras significativas de acesso, visibilidade e reconhecimento profissional, além de comprovadamente receberem salários e cachês inferiores aos de profissionais não negros. É lamentável que o dirigente do Sated/RJ utilize um espaço público e de visibilidade para direcionar críticas a artistas, em vez de cobrar responsabilidade das estruturas empresariais e das produções que perpetuam a exclusão e a desigualdade.”

Entenda o caso

O caso começou durante a exibição do remake de “Vale Tudo”, em uma discussão entre Manuela Dias, autora da adaptação, e Taís Araújo, que interpretou Raquel no folhetim, sobre os rumos da personagem. Em uma entrevista à Quem publicada em 27 de agosto, Taís demonstrou insatisfação com a narrativa de Raquel, quando a protagonista voltou a vender sanduíches na praia: “Esse momento de a Raquel voltar a vender sanduíche na praia, eu recebi com um susto. Porque não era a trama original. Para mim, a Raquel ia em uma curva ascendente.”

“Como espectadora, eu tinha a expectativa de ver uma mulher negra em outra narrativa. Quando peguei para fazer a Raquel, pensei: ‘É a cara do Brasil. Ela vai ter uma ascensão social a partir do trabalho’. Quando isso não aconteceu, confesso que fiquei triste”, completou.

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