Ícone do site O Juruá Em Tempo

Turquia confirma 20 mortos em queda de avião na Geórgia

Wreckage is seen at the crash site of the Turkish C-130 military cargo plane in the Sighnaghi area at the Georgia-Azerbaijan border on November 12, 2025. A Turkish military cargo plane carrying 20 passengers and crew crashed in Georgia on its way home from Azerbaijan, the defence ministry said Tuesday. (Photo by Giorgi ARJEVANIDZE / AFP)

ISTAMBUL, 12 NOV (ANSA) – O governo de Ancara confirmou nesta quarta-feira (12) a morte dos 20 soldados turcos que estavam a bordo do avião cargueiro militar que caiu na última terça (11), na fronteira entre a Geórgia e o Azerbaijão.   

Em comunicado, o Ministério da Defesa da Turquia divulgou os nomes e as fotos das vítimas, mas ainda não comentou as possíveis causas da queda do avião, um modelo C-130.   

“Nossos heroicos companheiros de armas se tornaram mártires em 11 de novembro de 2025”, diz a nota oficial, divulgada pela emissora estatal TRT.   

Ancara informou ainda que uma equipe turca iniciou uma investigação para analisar os destroços da aeronave, em coordenação com as autoridades georgianas.   

As operações de recuperação dos corpos e dos destroços começaram na terça-feira. De acordo com a emissora turca NTV, a caixa-preta já foi localizada, e sua análise poderá esclarecer as causas do acidente.   

As partes recuperadas serão transportadas para uma base militar em Kayseri, na Anatólia Central, onde passarão por exames adicionais.   

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento exato do acidente, registrando a desintegração da aeronave no ar. O avião havia decolado do Azerbaijão com destino à Turquia.   

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou estar “profundamente entristecido” com o acidente e expressou suas condolências às famílias dos “mártires”. 

Sair da versão mobile