Início / Versão completa
Acre

Acre convoca gestantes para vacinação inédita contra bronquiolite; 3,8 mil doses já chegaram ao estado

Por redação. 04/12/2025 12:09
Publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) está convocando todas as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez para receberem a nova vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador das formas mais graves de bronquiolite em recém-nascidos. O estado apresentou, nesta quinta-feira, 4, o primeiro lote, com 3,8 mil doses, que serão distribuídas a todos os municípios e estarão disponíveis nas salas de vacinação a partir da próxima semana.

Publicidade

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações no Acre (PNI/AC), Renata Quiles, reforça que a vacinação é essencial para reduzir internações e óbitos de bebês de até seis meses.

“É um chamado importante. A bronquiolite pelo VSR é hoje uma das principais causas de internação grave em recém-nascidos. Ao se vacinar, a gestante produz anticorpos que passam para o bebê pela placenta, garantindo proteção logo ao nascer”, explicou Renata.

A vacina, incorporada pela primeira vez ao SUS, chega ao Acre em um período crítico de alta umidade, quando a circulação do vírus aumenta. Segundo Renata, o momento é decisivo para ampliar a proteção infantil: “Gestantes, procurem a unidade de saúde. É um ato de amor e cuidado que oferece ao bebê mais segurança desde o primeiro dia de vida”.

Publicidade
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.